Estudante de Design Gráfico tem dois projetos aprovados na 14º Bienal Brasileira de Design

Discente criou cartaz sobre Cinema São Luiz e proposta de tipografia submersiva

A estudante do IFPE Recife Thalita Macêdo contou com dois projetos aprovados representando o curso de Design Gráfico na 14º Bienal Brasileira de Design, realizada entre julho e agosto.

O primeiro projeto, intitulado “Cinema São Luiz: Memória e Resistência”, é um cartaz desenvolvido por Thalita que representa o histórico cinema de rua de imensa importância para a cultura pernambucana. Sobre a inspiração para a obra, a estudante conta que o espaço de exibição audiovisual esteve presente em vários momentos da sua vida, desde quando avistava pela janela do ônibus e ao atravessar a Ponte Duarte Coelho durante os carnavais da capital. Aponta o cartaz como uma súplica para que o cinema  não seja lembrado apenas pela memória ou por peças gráficas, no contexto no qual o espaço se encontra fechado desde 2022. Inclusive, o Governo do Estado promete reabrir o espaço ao público, após a reforma, no próximo dia 1º de novembro, com a realização do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife.

O segundo projeto, chamado “Água viva: Abecedário Experimental”, foi criado por Thalita em colaboração com os estudantes Cris Pereira e João Henrique. O processo criativo desse trabalho explora a união entre fotografia e design. Para desenvolvê-lo, o grupo utilizou tipos cortados em uma plotter, uma luminária, um recipiente com água e uma câmera fotográfica para capturar o movimento da água. O resultado foi a criação de uma tipografia submersiva.

Acesse
Cartaz São Luiz