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Coordenação de Gestão e Controle Acadêmico


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A Coordenação de Gestão e Controle Acadêmico (CGCA) é o setor subordinado ao DGCA cujas atribuições são, junto com o Chefe do Departamento, trancamento de matrícula , admissão por transferência externa, solicitações de reabertura de matrícula, reintegração curricular etc.

 

  • Admissão por transferência externa

A solicitação de admissão por transferência ocorre apenas entre campi  do IFPE e outras instituições federais de ensino.

Para solicitar admissão por transferência, o(a) requerente deve seguir os seguintes passos, sempre de acordo com o período estipulado no calendário acadêmico institucional vigente:

  1. Requerimento padrão do aluno devidamente preenchido (obtido através do site do IFPE Campus Recife). No documento, o aluno deverá indicar qual o curso e o turno que pretende ser admitido;
  2. Histórico Acadêmico da instituição de origem (carimbado e assinado ou assinatura digital)
  3. Ementas dos componentes curriculares cursados com aprovação ( carimbado e assinado ou assinatura digital);
  4. Ficha 19 (frente e verso) – para cursos subsequentes e superiores; ou
  5. Ficha 18 (frente e verso) – para curso integrados;
  6. RG (frente e verso);
  7. CPF;
  8. Certidão de nascimento ou casamento;
  9. Foto 3X4 recente;
  10. Título de eleitor;
  11. Quitação eleitoral (obtida através do site do TSE);
  12. Certidão de alistamento militar (para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos);
  13. Caso o requerente seja menor de idade, é necessário cópias de RG e CPF de um dos responsáveis legais;
  14. encaminhar para protocologeral@recife.ifpe.edu.br e solicitar abertura de processo para  ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA.

Seu processo será analisado pelo departamento competente e caso seja aceito, o(a) solicitante terá sua matrícula efetivada.

Salientamos que de acordo com a Organização Acadêmica do IFPE, não é permitido a alunos que estejam no 1º período realizarem admissão por transferência.

 

  • Reabertura de matrícula

A Reabertura de matrícula é procedimento solicitado por discentes que se encontram com suas matrículas na situação de “trancamento”.

Informamos que para solicitar “reabertura de matrícula”, deve-se abrir um processo solicitando Reabertura de matrícula, preenchendo o requerimento padrão do estudante e anexando uma cópia de RG e CPF, e depois encaminhando para o e-mail protocologeral@recife.ifpe.edu.br.

Ressaltamos que o(a) requerente deve solicitar a reabertura um semestre antes do desejado.

Ex.: Caso deseje retornar em 2023.1, então, a solicitação deve ser realizada em  2022.2 .

Informamos ainda que as solicitações devem ser realizada sempre de acordo com o calendário acadêmico institucional vigente.

 

  • Reintegração Curricular

A reintegração curricular é a solicitação em que os discentes realizam quando encontram-se na situação “Abandono/Evasão”.

A situação de abandono/evasão ocorre quando o aluno veterano:

  1. não faz a matrícula no Q acadêmico no prazo;
  2. ou não solicita trancamento ou outra situação que caracterize que o aluno deseja manter vínculo com a instituição;
  3.  ou quando não conclui o curso dentro do prazo estipulado no Projeto Pedagógico do curso. Ou seja: o aluno abandonou o curso.

Para tentar reverter essa situação, você deve abrir processo solicitando REINTEGRAÇÃO.

Existem três tipos de solicitação de reintegração curricular:

1. Reintegração para conclusão de curso: É destinada aos alunos que falta apenas a carga horária de estágio e entrega de trabalho de conclusão do curso e pode ser solicitada independente do prazo estipulado no calendário acadêmico.

O pedido é realizado por meio do preenchimento do requerimento padrão (clique aqui), anexando uma cópia de RG e CPF e nada consta da biblioteca e depois, encaminhando para o e-mail protocologeral@recife.ifpe.edu.br.

2. Reintegração para Cursar Disciplinas: É destinado para alunos que ainda faltam disciplinas para cursar e só pode ser solicitada conforme o prazo estipulado no calendário acadêmico.

O pedido é realizado por meio do preenchimento do requerimento geral (clique aqui), anexando uma cópia de RG e CPF e nada consta da biblioteca e depois, encaminhando para o e-mail protocologeral@recife.ifpe.edu.br.

 3. Reintegração para validação por competências: É destinado a discentes que abandonaram o curso, ficando pendente apena a carga horária do estágio e entrega de relatório. A diferença é que estes alunos já trabalham na área.

A documentação necessária para solicitação é: Declaração da empresa informando que o requerente é funcionário e exerce a função inerente ao curso; cópias de RG e CPF, nada consta da biblioteca; cópia da carteira de trabalho e do requerimento geral (clique aqui) preenchido e assinado.

 

  • Certidão De Tempo De Escolaridade

A Certidão de Tempo de Escolaridade – CTE é um documento padronizado pela instituição e aprovado pelas instâncias superiores, que atesta apenas informações que constam na pasta do discente.

O modelo do referido documento não pode ser alterado e para solicitar, o requerente deve seguir os seguintes passos:

1. Preencher o requerimento padrão (anexo a este e-mail);

2. Anexar cópias de RG e CPF;

3. Juntar a documentação citada acima e encaminhar para protocologeral@recife.ifpe.edu.br , solicitando a abertura de processo eletrônico para emissão de Certidão de Tempo de Escolaridade.

É importante ressaltar que o requerente deve preencher o requerimento com  o máximo de informações possíveis, tais como número de matrícula, ano e entrada no curso (ex.: 1998/2º semestre), turno. Essas informações são de suma importância para a localização da pasta no arquivo geral. Em caso de 2ª via, solicitamos que seja anexada a 1ª via ao processo.

Ressaltamos que é de responsabilidade do requerente realizar o procedimento citado acima.

Destacamos que o tempo para emissão da CTE é de 90 dias úteis.

 

  • Trancamento de matrícula

É o procedimento em que o aluno que por algum motivo, não deseja cursar o semestre letivo.

De acordo com a Organização Acadêmica vigente, o discente pode trancar o curso por até 04 (quatro) semestres, consecutivos ou não, e caso deseje retornar ao curso, deve solicitar a reabertura de matrícula um semestre antes do semestre desejado.

Salientamos que tanto o trancamento quanto a reabertura de matrícula devem ser solicitados via processo e sempre de acordo com o período estipulado pelo calendário acadêmico institucional vigente.

Destacamos que para solicitar Trancamento, o procedimento é realizado da seguinte maneira:

  1. Preencha e assine o requerimento padrão (clique aqui);
  2. Anexe cópia de RG e CPF;
  3. Nada consta da biblioteca;
  4. Encaminhe a documentação acima para o e-mail protocologeral@recife.ifpe.edu.br, solicitando abertura de processo para TRANCAMENTO e indicando por quantos períodos deseja trancar ( o máximo são 04 semestres letivos).

 

Obs.: Caso seja estudante menor de idade, quem deve assinar o requerimento é o responsável legal, que também deve anexar cópia de seu RG e CPF.

Obs. 2: Estudantes no 1º semestre letivo não têm direito ao trancamento, de acordo com a Organização Acadêmica do IFPE, salvo por motivo devidamente comprovados por meio de documentos e após análise e autorização da Direção de Ensino do Campus Recife.

 

Última atualização em 16/01/2024

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