IFPE Recife se destaca no Congresso Iberoamericano de Ingeniería Mecánica

Grupo apresentou trabalhos sobre avanços em áreas cruciais, como Termoacumulação, Refrigeração, Aproveitamento energético e Inclusão das mulheres na Engenharia Mecânica

O IFPE Recife brilhou no cenário internacional durante o Congresso Iberoamericano de Ingeniería Mecánica (CIBIM 2024), realizado desde terça-feira (22/10) e com encerramento nesta quinta (24/10) na Universidad de Concepción, no Chile. A equipe, composta pelos professores Álvaro Ochoa, Andrezza Tomás e Tales Bezerra incluiu a talentosa estudante de Engenharia Mecânica Amanda Guerra.

Durante o evento, o grupo apresentou quatro trabalhos que abordaram diversos avanços em áreas da Engenharia Mecânica. Esses trabalhos não apenas destacaram a competência técnica dos participantes, mas também a capacidade inovadora e a importância da pesquisa colaborativa desenvolvida no IFPE.

Uma das apresentações que chamou mais atenção foi o trabalho de inclusão e empoderamento das mulheres na Engenharia Mecânica. O projeto visa fomentar a igualdade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), priorizando a divulgação e estímulo à participação feminina nos cursos de Mecânica oferecidos pelo IFPE. Além  disso, fornecer suporte  e  incentivo  às estudantes a  fim de  mantê-las  nos  cursos  e  reduzir  a evasão.

Além de suas apresentações, a delegação visitou empresas do setor, o que permitiu uma troca valiosa de conhecimento e experiência. Essas visitas possibilitaram o contato direto com as práticas mais avançadas da engenharia moderna, enriquecendo ainda mais a formação dos discentes e ampliando suas perspectivas profissionais.

A participação no CIBIM 2024 não só marcou um reconhecimento para os estudantes e os docentes, como também destacou o potencial e a relevância dos programas de Pesquisa e Extensão do IFPE em um contexto global.