Times de Robótica Jr. do IFPE Recife representam Instituição em competição brasileira na área

Equipes disputam no futebol de robôs e percorrem labirinto desafiador durante a RoboCup Jr.

De 11 a 17 de novembro, o IFPE Recife participa da Competição Brasileira de Robótica, que este ano acontece em Goiânia (GO), com equipe que disputará na categoria Soccer, no famoso futebol de robôs, e na categoria Maze, pela qual se percorre um labirinto repleto de desafios. O evento é considerado o maior do tipo na América Latina.

São dois times de Robótica Jr., ou seja, compostos por estudantes de Ensino Médio. As equipes são formadas por estudantes do curso de Eletrônica do campus. Pela Maze, o campus disputa com o grupo ELN Vortex Rescue Maze, orientado pela docente Aida Ferreira e o servidor Gilmar Brito, experientes em torneios dessa natureza. No ano passado, com Aida, o Instituto venceu, na França, evento mundial na área. Foi na categoria RCJ Soccer LW Super Team durante a RoboCup. O time que concorre pela maze é formado pelos estudantes Isaque Domingos (capitão), Maria Franciely, Kauê Freitas e Jailson Pessoa.

Já a equipe dos robôs-jogadores, intitulada IFuture Soccer Lightweight, é encabeçada pelo professor Hilson Vilar e tem como discentes Thiago Ewerton (na disputa, o capitão), Fernando Pontes e Júlio Felipe da Silva. A Instituição, inclusive, ficou no terceiro lugar no ano passado na Soccer Nacional, no que representou a melhor colocação Norte-Nordeste. Os jovens construíram dois robôs soccer, sendo um defensor e um atacante, e promovem campanha junto à comunidade acadêmica nas redes sociais do campus para escolha dos nomes dos “atletas”.