A culminância da pesquisa

Realização do XIV Conic encerra mais um ano de atividades dos grupos

No final da semana passada, entre os dias 20 e 21 de novembro, aconteceu uma atividade fundamental do calendário da pesquisa científica. O Congresso de Iniciação Científica do IFPE, evento sistêmico organizado pela Propesq, aconteceu neste ano individualmente em todos os campi do IFPE. Conduzida pelos estudantes, as sessões de apresentação de resultado de pesquisa tomaram os turnos da manhã e tarde tanto no bloco A, quanto no Centro de Pesquisa. A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) Sofia Brandão destaca a qualidade dos trabalhos e o comprometimento dos estudantes. “É sempre um momento de muita relevância para a atividade de pesquisa apresentar os resultados para sociedade”, diz.

Nessa 14ª edição, o Campus Recife teve 147 planos de atividade apresentados relativos a pesquisas tanto nos Programas de Iniciaiação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico (Pibit) e Incentivo Acadêmico (BIA). Além da vivência de apresentação de trabalho, o Conic também marca um importante momento da pesquisa no Campus Recife. Nos últimos quatros anos, a DPP registrou um crescimento significativo. Como explica Sofia, a quantidade de bolsas de pesquisas saltou de 71 para 139. “Esse número reflete apenas os bolsistas, mas a atividade dos voluntários também é expressiva”, explica.