Encerramento da “I Semana da Consciência Negra” traz apresentações

Atrações receberam grande público no pátio do Campus

A “I Semana da Consciência Negra” do Campus chega ao fim nesta quarta (20). No último dia do evento, o Coral Popular do Campus deu início à programação, seguido das apresentações culturais “Meu corpo sangra, meu corpo chora” e “Motrizes das Yabás”, que recebeu grande público no pátio da Instituição. Ao longo dos três dias do evento fizeram parte da programação palestras, exposições, apresentações culturais, entre outras atividades que permearam o tema da edição 2019 “Dandaras, mulheres fortes e guerreiras”.

A estudante de Saneamento Ambiental, Giullia Araújo, foi uma das produtoras da Semana, ela fala da importância de um evento como esse. “Isso serviu para unificar nós estudantes e levar essa conscientização para todos, com todo apoio dos núcleos. Isso vai contribuir muito para a minha formação e para a formação dos meus colegas”. Bárbara Maciel, também estudante de saneamento ambiental, complementa a fala da amiga e cita a dedicação de todas as envolvidas no projeto. “Foi um período muito intenso, mas bastante gratificante. As expectativas foram atingidas”, afirma.

Para o professor de história do Campus e coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) Maciel Silva é necessário exaltar o trabalho conjunto entre os discentes e os núcleos da Divisão de Extensão, além de que o evento foi um modelo que deve ser levado adiante. “Tivemos um conjunto de atividades muito grande. Acertamos o formato e todos os méritos são das estudantes que estiveram à frente do evento. Foram fantásticas. Os núcleos estão sendo reativados, o nível de satisfação muito alto, saldo positivo. No passado tínhamos uma programação menor, porém esse novo formato com o apoio das discentes, merece destaque e prosseguimento”, conclui.