Início do conteúdo

Comunidade acadêmica participa de debate sobre Segurança Escolar

Encontro lotou o auditório do Campus Recife nesta segunda (17)


A comunidade acadêmica lotou o auditório do Campus Recife, na manhã desta segunda-feira (17), para participar da palestra “Segurança e cultura de paz nas escolas”, ministrada pelo gerente-geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS), coronel Ivanilton Cesar Torres de Medeiros. 

Medeiros iniciou sua fala apresentando um histórico de ataques em instituições de ensino e traçando um comparativo entre os casos do Brasil e dos Estados Unidos, entre os anos de 1999 e 2023. Ele ainda destacou a necessidade de se repensar estratégias de segurança nas escolas. “A polícia não pode cuidar disso sozinha. A comunidade escolar é um ponto importante dentro desse quesito da segurança escolar”, pontuou o gestor da SDS

Conceituando a cultura de paz como um conjunto de valores, atitudes e modos de comportamento e de vida que rejeita a violência e aposta no diálogo e na negociação para prevenir conflitos, o palestrante afirmou que um passo importante para se estimular essa cultura é a adoção do autocuidado por parte da própria comunidade escolar. “Segurança começa por isso. Precisamos agora de inspiração positiva porque negativa tem sobrando. Ninguém vai resolver esse problema sozinho. A gente tem que se unir e sentar para discutir melhorias”, ressaltou.

Entre outras soluções apontadas no quesito prevenção, Medeiros também indicou uma maior aproximação entre escola e polícia. “Não é colocar a polícia dentro da escola, mas realizar ações em parceria, procurando envolver as ações educativas da polícia na escola e vice-versa”.

O gestor da SDS indicou ainda o canal 197 para ocorrência de emergências escolares e falou do programa do Governo Federal “Escola Segura”, que pode funcionar como mais uma ferramenta para captar denúncias de casos de ameaças e ataques em unidades educacionais de todo o Brasil. 

Servidores e estudantes presentes no evento, puderam participar do debate sugerindo ações e o diálogo permanente da instituição envolvendo todos os segmentos da comunidade acadêmica, em especial os discentes. “A segurança é uma questão de todos, então, a gente pede a colaboração de todos nesse momento”, destacou o diretor-geral em exercício, Marcos Macedo, anunciando que a instituição adotará novas medidas de controle ao acesso do campus, a partir da próxima quarta-feira (19). 

 

 

Fim do conteúdo