Palestra internacional inicia Semana da Consciência Negra

Evento marca integração dos núcleos de Extensão do Campus

A 1° Semana a Consciência Negra, que começou na manhã desta segunda (18) e segue até a próxima quarta (21), marca um momento importante para as atividades de Extensão do Campus Recife. Trata-se da primeira programação construída a partir de uma parceria entre os Núcleos de Arte e Cultura (NAC), Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPNE), de Estudos Afrobrasileiros e Indígens (NEABI) e de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED), todos eles ligados à Divisão de Extensão (DIEX). O fato foi celebrado na mesa de abertura da Semana, que aconteceu no auditório do Centro de Pesquisa do Campus. “O tema da consciência negra mostra como as desigualdade são constantemente atravessadas pelas questões de gênero, raça, etnia, sexualidade, por exemplo”, ponderou a professora Thayse Paraíso, chefe da DIEX.

Outra marca do evento foi a participação dos estudantes, sobretudo no planejamento e execução. “Nossos estudantes são a parte mais importante disso tudo, eles é que trouxeram para a Semana essa grandeza e relevância”, pondera o coordenador do NEABI Maciel Henrique Silva. Para marcar o início oficial dos trabalhos a pesquisadora Dra. Laura António Nhaueleque proferiu a palestra “Educação Tradicional dos Amakhuwa: Os Ritos de Iniciação”.

À tarde, a programação seguiu com palestra, oficina e apresentação cultural. O evento trouxe os estudantes do Superior em Geografia Walter Daniel, da UFPE, e Artur Luna, do Campus Recife para participarem da mesa-redonda “Negros Universitários”. Sobre orientação da professora do Campus Clézia Braga, os inscritos puderam expandir seus conhecimentos na oficina “Jogos Lúdicos: Geografia e População Local”.

1° Semana da Consciência Negra
Dias 18, 19 e 20 de novembro
Das 9h às 19h (consultar programação)
Inscrições e credenciamentos aqui