Início do conteúdo

Projetos de Extensão do IFPE Recife realizam cine debate em Escola Estadual

Discussão propôs reflexão entre os/as estudantes sobre o empoderamento feminino


As equipes dos projetos de extensão “Mulher e Carreira: Desenvolvimento Profissional e Autonomia”, coordenado pela psicóloga Christiane Oliveira, e “Educação Democrática e Direitos Humanos”, coordenado pela assistente social Joelma Lima, em parceria com a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) do IFPE Recife, realizaram o cine debate sobre o curta-metragem especial do Dia Internacional das Mulheres: “Como Ela Faz?”, para os/as estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual EREFEM Senador Novaes Filho, localizada no bairro da Várzea.

A iniciativa foi realizada no último dia 27 de março e faz parte de uma articulação intersetorial facilitada pela equipe da Secretaria de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV). Também participaram do debate as discentes do Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, Betânia Moura, Isabelly Ester e Yasmin Mendes, que estão realizando estágio obrigatório no IFPE Recife.

O filme aborda temas como empoderamento feminino, maternidade solo e as múltiplas jornadas das mulheres na sociedade contemporânea. A história leva o público a refletir sobre os desafios enfrentados por muitas mulheres que precisam conciliar trabalho, cuidados com os filhos e a busca pela realização pessoal.

Os/As estudantes se dividiram em pequenos grupos para refletir e discutir os diversos desafios enfrentados pelas mulheres que exercem as mais diferentes ocupações, identificar os fatores que geram obstáculos nas trajetórias profissionais das mulheres e pensar em possíveis soluções para a transformação dessa realidade de desigualdades.

A ação marca o início dos trabalhos da Comissão Organizadora da “Primeira Mostra IFPE: Sua Jornada Começa Aqui!”, que fará parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de socializar informações sobre os diversos cursos da Instituição para os estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco.

Fim do conteúdo