Início do conteúdo

Inteligência artificial e práticas inclusivas marcam o 2º dia do Encontro Pedagógico no IFPE Recife

Evento foi realizado no dia 06 de maio


O IFPE Recife realizou, na última terça-feira (06), o segundo dia de atividades do Encontro Pedagógico do semestre 2025.1. A programação contou com oficina e palestra voltadas para os/as docentes e demais servidores/as da Instituição.

O evento promoveu a oficina “Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino: uso pedagógico das tecnologias digitais”, ministrada pelo professor Hilson Vilar, no auditório de Mecânica. A atividade apresentou aos participantes conhecimentos sobre o uso da inteligência artificial em sala de aula, abordando formas de utilização da IA para promover o engajamento durante as aulas e explorar novas maneiras de comunicar o conhecimento. Também foi enfatizado que a inteligência artificial deve ser entendida como uma ferramenta de apoio e não como substituta do trabalho humano.

Já a palestra “Adaptações avaliativas na prática: acolhendo as diferenças e singularidades” foi conduzida pelos/as professores/as Ana Paula Ribeiro e Weslley de Oliveira, no auditório do Centro de Pesquisa. O objetivo foi apresentar a importância de métodos inclusivos para discentes neurodivergentes, como apoio pedagógico em sala, tempo adicional para provas e o uso de linguagem adaptada. Os/As palestrantes destacaram a relevância do desenvolvimento da sensibilidade e atenção por parte dos/as profissionais da educação às necessidades específicas dos/as estudantes, a partir da convivência e da experiência. Outro ponto abordado foi o preparo necessário dos/as docentes para lidar com situações em que familiares de estudantes neurodivergentes recusam o diagnóstico médico.

Fim do conteúdo