Notícias
Cinefilô do IFPE Recife estreia 5º edição de debate a partir do filme Crime e Castigo
Comunidade acadêmica e público externo podem participar da discussão
O projeto de Extensão Cinefilô do IFPE Campus Recife realizará a 5ª edição de estreia do ano de 2025 no dia (18/06). O filme escolhido para a discussão foi Crime e Castigo de 1988.
O Cinefilô estreia a sua 5ª edição este ano com a seguinte abordagem: “É justo grandes homens agirem acima do Estado?”. O questionamento se dará a partir do conceito de Estado e Justiça para o filósofo alemão Georg Hegel e da noção de Logopatia para o filósofo argentino Julio Cabrera.
O cine debate será realizado no auditório do campus, no horário das 8h às 12h, contando com a presença da mestranda e professora da UFPE Amanda Carmo; da graduanda em Filosofia da UFPE Clara Tavares; da extensionista do IFPE Ana Letícia Cavalcante, com a mediação do docente da UFPE Suzano Guimarães.
O filme Crime e Castigo escolhido para o cine debate é de Joseph Sargent, uma adaptação do romance homônimo de Fiódor Dostoiévski, que se passa em um contexto social de extrema pobreza e agitação política durante a Rússia czarista e aborda os dilemas morais e existenciais do personagem Raskólnikov ao conviver com a culpa e o temor de sua prisão por um crime cometido conforme a premissa de que “grandes homens estão acima da lei” quando agem em nome da justiça.
Podem participar da discussão a comunidade acadêmica do campus e o público externo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link do Even3, disponível aqui.
O projeto de Extensão Cinefilô é coordenado pela professora de Filosofia do campus Fernanda Celi.