Início do conteúdo

Filme “A Substância” é escolhido para 3º cine-debate do Cinefilô

Discussão acontece no dia 20 de agosto, no Auditório do campus


O projeto de extensão Cinefilô do IFPE Campus Recife realizará o terceiro cine-debate da 5ª edição, na próxima quarta-feira (20/08). O filme debatido será A Substância.

O evento será às 8h, no auditório do campus. Na ocasião, será discutido o envelhecimento feminino no capitalismo, a partir de Susan Sontag, a biopolítica e a era farmacopornográfica de Michel Foucault e Paul Preciado, abordando os mecanismos biológicos atuais que associam genética e juventude. A reflexão será guiada pela pergunta: “O que resta de autonomia na era da vigilância dos corpos e do descarte das subjetividades?”

A programação contará com a mediação da professora de Filosofia e coordenadora do projeto Cinefilô, Fernanda Celi; da professora de Biologia do IFPE e doutora em Genética, Cleide Leite; e da estudante extensionista do campus e graduanda em Filosofia pela UFPE, Elina Amorim.

Aberto ao público

O debate será aberto para toda a comunidade acadêmica e público externo. As inscrições podem ser feitas por meio do link do Even3, disponível aqui.

Sobre o filme

O filme “A Substância” (2024), dirigido por Coralie Fargeat, é um longa-metragem que mistura ficção científica, horror corporal e críticas à mercantilização dos corpos. Em um futuro próximo, onde padrões de juventude e beleza são impostos de forma brutal, uma atriz envelhecida de Hollywood, Margot (Demi Moore), vê sua carreira ruir por conta da idade. Pressionada a manter uma aparência ideal, ela recorre a uma tecnologia clandestina chamada “a substância”, um experimento biotecnológico que promete rejuvenescer o corpo ao separar fisicamente uma versão jovem de si mesma. No entanto, seu duplo ideal, Sue (Margaret Qualley), passa a ter existência própria, gerando um conflito perturbador entre identidade, desejo, controle e obsolescência.

Fim do conteúdo