Evento pelo Dia da Matemática explorou aspecto lúdico da área

Exposições, oficinas e apresentações movimentaram o pátio na última sexta-feira (10)

A programação do Dia da Matemática, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Matemática e Tecnologia (GEMTEC-IFPE), ocupou o pátio do Campus Recife, na última sexta-feira (10), com formas geométricas e jogos temáticos. O evento contou com atividades ao longo do dia.

Responsável pelo GEMTEC, a professora do Campus Recife Lialda Cavalcanti, explica que o Dia da Matemática, além de celebrar a disciplina, presta homenagem ao professor e grande escritor Júlio César de Mello e Souza, também conhecido por Malba Tahan. “O objetivo dessa comemoração é desmistificar o ensino na área. É mergulhar no universo literário de Malba Tahan, mostrando que é possível resolver problemas com o auxílio de fórmulas metodológicas que instigam a criatividade e a descoberta, apenas por raciocínio lógico”, comentou durante o evento.

A grade incluiu a montagem da ExpoMAT, no pátio, com mostra de trabalhos de estudantes de Mecânica, Eletrônica e Eletrotécnica. Os temas das exposições foram os mais diversos, com estandes sobre a história da Matemática e de Malba Tahan, além da demonstração de jogos e quebra-cabeças de problemas matemáticos para estimular a resolução com uso de raciocínio lógico. Houve ainda participação do Coral Popular do IFPE, com apresentação de repertório à base de “Bela Flor”, “Samba da Minha Terra”, “Disparada” e “Cantos Indígenas”.

O público participou também do minicurso MATics e da oficina Cubos dançantes por Origami. O minicurso reuniu discentes do médio Integrado e Subsequente, além de docentes, para realizar atividades sobre a geometria plana e geometria espacial, usando o software GeoGebra como facilitador, com instrução dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) do GEMTEC Thiago Anjos, de Química Industrial, e Yasmin Albuquerque, de Saneamento. Já a oficina reuniu os participantes para explorar todos conhecimentos geométricos através de dobradura. Ministrada pela professora do Campus Lenita Moura e pela professora convidada Auxiliadora Rodrigues, com apoio da bolsista Pibex Camila Lima, a atividade integrou discentes do Campus e estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Divino Espírito Santo. , local de trabalho e pesquisa de Auxiliadora para realização da atividade.

O pátio foi palco da leitura dramática “A Matemática está em tudo, até no divã!”, conduzida pela professora Verônica Rodrigues, diretora de Ensino do Campus Cabo, e pelo professor de teatro do Colégio Militar do Recife Daniel Moreira. A peça foi escrita pela professora do IFPE Cláudia Sansil com o objetivo de tornar a Matemática ainda mais atraente e lúdica. “A Matemática está presente no dia a dia. Pelo gênero comédia, diverte, provoca uma catarse coletiva e, dessa forma, ensina”, colocou.