Notícias
CHMD se destaca em ações promovidas durante aniversário do campus
Atividades tiveram o objetivo de promover o resgate e preservação da memória institucional
O Centro de História, Memória e Documentação do IFPE (CHMD) desempenhou papel de destaque nas comemorações dos 116 anos do Campus Recife. Diversas atividades idealizadas e promovidas pela equipe do setor com intuito de promover o resgate e preservação da memória institucional, integraram a programação da festa, realizada entre os dias 14 e 17 de outubro.
No último dia 14/10, foi realizada a cerimônia da entrega oficial de

José Carlos de Sá confere os registros apresentados por Leda Correia
documentos históricos restaurados que remontam ao início da Educação Profissional no estado, em 1909. A solenidade contou com a presença de vários servidores aposentados, estudantes, gestores, além do reitor da instituição, José Carlos de Sá, e do diretor-geral do campus Fábio Nicácio.
Outra ação que ganhou destaque foi a realização da exposição “Trajetórias Conectadas”, que reuniu o acervo da carreira artística de Helcir Almeida, artista plástico e estudante egresso da então Escola Técnica do Recife na década de 1950, hoje IFPE Campus Recife.
Com 86 anos e 68 desses dedicados à arte, tendo sido assistente do ceramista

Helcir Almeida e sua esposa Socorro, assinando réplicas em miniaturas de suas obras
Francisco Brennand, seu Helcir, como é chamado, divide sua rotina diária entre os trabalhos realizados na Oficina Brennand, localizada no bairro da Várzea, e sua produção de pinturas e desenhos em lápis de cor e colagens com selos postais. Ele assina o desenho dos azulejos que decoram os corredores do campus, quando ainda atuava na antiga fábrica IASA, fornecedora das peças durante a construção da escola, e também foi o responsável no ano de 1982 pela afixação do mural de Brennand no hall do campus.
Além da montagem da exposição, que contou com o apoio do IFPE Olinda, do Laboratório de Simulação e Fabricação Digital do curso de Engenharia Mecânica do IFPE Recife e da Oficina Brennand, a equipe do CHMD também produziu o documentário “Trajetórias Conectadas – Helcir Almeida”, que conta um pouco da história de vida, formação profissional na antiga ETR e carreira artística do homenageado da

Documentário produzido sobre a vida de Helcir foi exibido na abertura da exposição
festa, seu Helcir.
O vídeo documental foi roteirizado e dirigido pela jornalista Patricia Yara Rocha, do Departamento de Comunicação do IFPE e integrante do CHMD, com produção das professoras Lêda Correia e Solange Lopes também do CHMD e imagens e edição do estudante Ítalo Gabriel, integrante do Malungo Lab.
>> Confira mais fotos dos eventos