Início do conteúdo

IFPE Recife realiza abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus

Evento conta com debates, exposições, mini cursos, oficinas, visitas guiadas e outras possibilidades. Evento é gratuito e segue até sexta-feira (23).


A edição local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começou nesta terça feira (21) no campus do IFPE Recife. A abertura foi no auditório, com a presença na mesa principal do reitor do IFPE, José Carlos de Sá; do diretor geral do IFPE Recife, Fábio Nicácio; do coordenador de Pós Graduação da PROPESQ e representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPE, Gueber Santos; do diretor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFPE Recife, Ricardo Luís Alves Silva; do diretor de Políticas Institucionais e Extensão do IFPE, Hilson Vilar de Andrade; da diretora de Ensino do IFPE Recife, Maria Clara Catanho; e do presidente da Comissão Organizadora da XXII SNCT do IFPE Recife, Marcelo Ricardo Miranda. Também integrou a mesa principal a presidente da comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada estadual Rosa Amorim (PT).

Na plateia, na chamada mesa de extensão, estavam também a diretora de Assistência Estudantil do IFPE Recife, Evellyn Lapa e o vereador Carlos Muniz (PSB), que foi um dos apoiadores do evento, além de professores de diversos cursos da instituição.

Embora seja a 22ª edição da SNCT no país, esta foi a 11ª edição a acontecer no IFPE. O evento foi concebido de maneira a fortalecer os processos educativos dentro da instituição, como bem colocou o professor Hilson em sua fala, citando Paulo Freire: “criar o que ainda não existe deve ser a pretensão de todo ser vivo”.

O reitor José Carlos de Sá relembrou a criação da SNCT como sendo um evento voltado para criar conexões entre a produção acadêmica e a sociedade. “É um evento muito importante para integrar as pessoas e eu fico feliz de ver essa tradição sendo mantida”, afirmou. O professor Marcelo, que abriu o evento, destacou que ele está com uma pauta muito bonita, graças a vários colaboradores , tanto do campus como externos.

Abertura do evento

A SNCT teve início com uma apresentação do Coral Popular do IFPE,  regido pela professora Lucivanda Silva e com participações especiais dos professores Márcio Silva (canto) e Flávio Fernandes (teclado). Dentre as várias músicas executadas, o coral emocionou os presentes com uma versão de “As Baleias”, de Roberto Carlos. Neste ano, a SNCT tem o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, e essas questões permearam a fala de todos os integrantes da mesa principal, como o professor Ricardo Luís, que alertou sobre o fato de que pesquisas apontam que atingimos o primeiro ponto de não-retorno no que diz respeito à conservação dos recifes brasileiros, e a professora Clara Catanho, que relembrou como o Recife está intimamente ligado ao tema, citando expoentes da música e da poesia como Chico Science e João Cabral de Melo Neto.

A deputada Rosa Amorim destacou o fato de que é preciso refletir juntos como transformar a realidade dos territórios e cobrar dos órgãos públicos a prioridade na defesa do meio ambiente. “Foi-se o tempo em que falar de crise climática era coisa de ambientalista, de pessimista. Falar sobre justiça climática é falar sobre o presente e sobre o futuro”, disse ela.

Para o diretor geral do campus Recife, Fábio Nicácio, o tema da SNCT deste ano é atual e múltiplo. “O oceano não é só vida, também é História e é uma questão sócio-ambiental. Os primeiros a sofrer os impactos quando há algum desequilíbrio, alguma crise, são os mais pobres. Preocupar-se com o oceano é se preocupar com nosso dia a dia, e um tema como esse nos convida à reflexão sobre o que queremos para o amanhã”.

Exposições e oficinas

Também no dia 21, começaram as exposições, visitas guiadas, oficinas e minicursos que também compõem a SNCT.  Nelas, por exemplo, é possível saber mais sobre o patrimônio submerso em Pernambuco (registros dos vários naufrágios aqui ocorridos), com a exposição do Departamento de Arqueologia da UFPE, ou pesquisar no Laboratório de Biologia do IFPE Recife quais os reinos animais que podem ser encontrados em nossa água, ou ainda se aprofundar nas cores e quadros do cineasta Almodóvar. Há opções para todos os gostos, e o evento segue até sexta-feira (23).

>> Confira aqui a programação da SNCT 2025 no IFPE Recife 

Fim do conteúdo