Início do conteúdo

Expo IFPE divulga o campus para alunos de nono ano, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Proposta do evento é criar um espaço para que estudantes externos possam conhecer os cursos oferecidos pelo campus


Nesta quarta feira  (22), durante o segundo dia da edição local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aconteceu a Expo IFPE, um evento organizado pela psicóloga Christiane Oliveira e a assistente social Joelma Lima, ambas ligadas à Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) do campus.

De acordo com Christiane, a ideia da Expo IFPE foi criar um espaço para que os concluintes do nono ano pudessem conhecer os cursos oferecidos pelo campus. Ela explica que isso não é feito na intenção de fazer propaganda e sim de dar um real suporte aos estudantes neste momento. “Eles são novos e ainda imaturos, e esse é um momento difícil, São muitas novidades. Um dos nossos objetivos é ajudar nesse processo de escolha”, conta.

Joelma, por sua vez, diz que divulgar o IFPE para a sociedade é fortalecer a educação pública. “Assim podemos mostrar como o IFPE funciona com ensino, pesquisa e extensão, e como formamos cidadãos e profissionais para o mercado de trabalho”, conclui.

Coordenadores, professores, estudantes atuais e egressos dos cursos participaram da exposição, falando a partir dos próprios olhares. Segundo Christiane, a instituição já realizou um evento semelhante há alguns anos, mas esta é a primeira edição do Expo IFPE.

Duas escolas estiveram presentes na exposição, que aconteceu no auditório do campus: a Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Professor Cândido Duarte, do bairro de Apipucos,no Recife, e o Colégio Radial, do bairro Parque Capibaribe, no município de São Lourenço. A primeira é uma escola pública e a segunda, particular.

Para Kamilla Vitória, que tem 13 anos e é aluna da EREF Professor Cândido Duarte, o evento foi muito bom. “Eu já conhecia o IFPE e gostei de tudo. Quero muito estudar Edificações aqui”, afirma. Já Daniel de Jesus, que tem 15 anos e estuda no Colégio Radial, a palestra foi muito interessante. “Gostaria de fazer Eletrônica. O IFPE é muito bom, mas uma das partes que mais gostei da palestra foi a sinceridade de um aluno dizendo que é difícil, sim, e é preciso se preparar”, reconhece.

Gabriel de Jesus quer estudar Eletrônica

Kamilla Vitória quer cursar Edificações

No fim do evento, houve forró e outros gêneros musicais executados pela banda Solução Caseira, formada pelos professores do campus Adelmo, Sidney e Cleide.

>> Confira aqui a programação da SNCT 2025 no IFPE Recife

Fim do conteúdo