Notícias
IFPE Recife sedia 14° Encontro Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do município
Rede foi criada para conectar instituições de ensino, o setor produtivo e a sociedade, e assim ajudar a posicionar nossa cidade como referência nacional em inovação tecnológica
Nesta terça-feira (09), o IFPE Recife foi o anfitrião do 14° Encontro Rede NIT Recife, congregando representantes de outras instituições ligadas à inovação, ciência e tecnologia que atuam em nosso município. A reunião foi a nona e última de 2025, e os presentes já articularam novos encontros para o ano que vem.
O evento foi mediado por Pedro Casé, que é Gerente de Políticas de Inovação e Articulação Acadêmica da Prefeitura da Cidade do Recife, e aconteceu no Auditório do Centro de Pesquisa do campus. Esta foi a primeira reunião a acontecer no IFPE, após quase dois anos de itinerância por diversas instituições. “É um marco importante, que reforça a posição do campus Recife no circuito local de inovação. Sempre procuramos estar a par do que está acontecendo nessa área, para poder participar de editais e outras iniciativas”, avaliou o Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE Recife, Ricardo Luís Alves da Silva, responsável pela organização do encontro.
Ricardo Luís (que também representou o diretor geral do campus, Fábio Nicácio) e o Coordenador de Pós-graduação do IFPE, Gueber Santos (que representou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPE, Gabriela Lins Falcão) traçaram um rápido panorama da pesquisa e inovação feita em nossa instituição, relatando que em nossos 16 campi estamos realizando 280 projetos de pesquisa, envolvendo 441 pesquisadores e 380 estudantes. Foi destacada a importância de nosso Centro de Pesquisa, que foi inaugurado em 2018 e integra diversos grupos de pesquisadores e laboratórios, tendo produzido vários trabalhos premiados desde então.
Na sequência, Pedro Casé rememorou diversos momentos da parceria, que além do IFPE envolve a UFPE, a UFRPE, a UPE, a UNICAP, a UniFBV, a Esuda, a UNIFAFIRE, a FICR, a Estácio, a UNIT, a FACEN, a FPS, o SENAC, o ITEP, a FADE, o CETENE, o HC-UFPE, o IMIP, o INPI, a Prefeitura do Recife, o Porto Digital e o Cesar. “Somando todos esses encontros, foram mais de 30 horas de conexão, reflexões, propostas e alinhamentos estratégicos”, apontou, convocando os presentes a co-construir as metas para 2026.
Conexões e possibilidades
A Rede NIT (Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Recife) foi criada para conectar instituições de ensino, o setor produtivo e a sociedade, e assim ajudar a posicionar nossa cidade como referência nacional em inovação tecnológica. O mediador mostrou dados de um levantamento entre os membros da rede acerca de suas dificuldades e potenciais, ressaltando que no geral “sofremos as mesmas dores”.
Um dos temas destacados foi a dificuldade com questões jurídicas relativas a registros de patentes. Nesse ponto, Pedro Casé elogiou o IFPE, que atualmente é o segundo maior depositário de registros de software em Pernambuco, ficando atrás apenas da UFPE.
O encontro foi produtivo e durou toda a tarde, mesclando apresentações, dinâmicas, exposição de ideias e debate. A próxima reunião deve acontecer no final de janeiro, provavelmente sediada na UPE.
>> Veja alguns registros do encontro:
