Docentes do Campus participam de cursos de verão no Chile

O evento marca continuidade de parceria científica entre o IFPE e a Universidad de Concepción

Os professores do Campus Recife Álvaro Ochoa e Héber Silva participaram, no final de janeiro, da Escola de Verão do Curso de Pós-Graduação – Programa de Doutorado da Universidad de Concepción (UdeC), no Chile. Os docentes colaboraram no evento na condição de palestrantes convidados, por desenvolverem trabalhos relacionados ao tema do encontro e por terem contribuído diretamente para o estabelecimento de uma cooperação cientifica entre o IFPE e a UdeC.

A Escola de Verão onde Álvaro e Héber atuaram refere-se a um evento científico com um público seleto de uma área específica dos estudos sobre produção de eletricidade, calor e frio. Tem como objetivo a transferência internacional de tecnologia e conhecimento acerca da cogeração/trigeração de energia e sistemas de refrigeração por absorção entre Institutos e Universidades Federais do Nordeste do Brasil e a instituição chilena que sediou o curso.

Além da dupla de professores do Campus, docentes e discentes do IFPB e das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e do Piauí (UFPI) integraram o grupo de brasileiros que se reuniram com os pesquisadores da UdeC, que, segundo Álvaro, professor do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização e do Superior em Engenharia Mecânica, é uma universidade prestigiada em seu país por suas pesquisas sobre energia fotovoltaica aplicada aos processos agroindustriais. Para o professor, a observação com relação à integração desses conhecimentos na área do Agronegócio na cidade de Chillán, no Chile, abre a possibilidade de expandir esta tecnologia para Pernambuco, principalmente o interior do Estado.

O programa representou uma ação científica que integra as atividades de um protocolo de intenções de cooperação científica e tecnológica celebrado entre o IFPE e a Universidad de Concepción, iniciado em 2017 por meio do evento realizado pelo Campus Recife intitulado Semana Internacional de Energia Sustentável. Para Héber, que além de dar aulas em Engenharia Mecânica, leciona no Curso Técnico de Mecânica Industrial, a participação dos docentes na Escola de Verão é indispensável. “Como instituição que visa ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação, este evento representa uma oportunidade única de desenvolver internacionalmente nosso potencial em áreas tecnológicas que permitam a busca por novas parcerias técnicas e de ensino para que possamos promover as atividades desenvolvidas em conjunto para todos os alunos e servidores da Instituição”, afirma.

Os envolvidos também discutiram sobre as próximas atividades da parceria. Entre outros projetos, está prevista a organização de evento científico a ser realizado no IFPE Campus Recife em junho deste ano, bem como a facilitação para intercâmbios de alunos de graduação e pós-graduação entre ambas as instituições.