Sexta Jornada de Iniciação Científica inicia atividades

Minicursos continuam nesta quarta (17), nos turnos manhã e tarde

A Sexta Jornada de Iniciação Científica iniciou atividades nesta terça-feira (16), no auditório do Campus Recife. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq/IFPE), está ofertando três minicursos aos discentes vinculados ao PIBIC e ao PIBITI. Os minicursos continuam nesta quarta (17), nos turnos manhã e tarde.

A abertura da Jornada contou com a presença do diretor-geral do Campus, Marivaldo Rosas, da diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sofia Brandão, e do diretor de Pesquisa do IFPE, Márcio Vilar. O primeiro minicurso teve como temática a busca de anterioridade, conduzido pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, Mário Monteiro e pelo coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPE, Frederico Montenegro.

O diretor-geral do Campus explicou que o evento surgiu como resposta ao aumento no número de estudantes do IFPE que estão iniciando pesquisas científicas. “A Jornada possibilita aos estudantes pesquisadores receber treinamento de como realizar as pesquisas, apresentar suas conclusões e escrever bem os artigos necessários”, apontou Marivaldo.

Para Frederico Montenegro, por estarem desenvolvendo pesquisas aplicadas, é interessante que os estudantes façam investigações base sobre artigos e patentes relacionados ao seu projeto. “Se uma ideia parecida já existe, perde-se o caráter inovador. Com a pesquisa prévia, você não estará repetindo o que já foi feito, mas poderá continuar e aperfeiçoar o que já foi pensado”, comentou. O coordenador do NIT também enfatizou a importância dos estudantes do IFPE patentearem seus produtos. “Além de estimular a cultura de estar protegendo suas invenções, estaríamos criando um patrimônio tecnológico do IFPE, que guardaria o crédito da Instituição e de seus pesquisadores mesmo após a transferência de tecnologia para outras empresas”, destacou.

6ª Jornada de Iniciação Científica | JIC 2019
Dia 17 | Curso 2: Artigos – Como escrever e publicar | 9h às 12h