Notícias
CineFilô convida para sua segunda sessão de 2026, que terá filme e debate sobre Juventude, Violência e Exclusão Social
Atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. Para obter o certificado de participação é preciso se inscrever por meio do link específico
Na próxima quarta feira (20) o CineFilô realizará sua segunda sessão de 2026, com a exibição do filme francês La Haine (“O Ódio”), dirigido por Mathieu Kassovitz. Lançado em 1995, o longa-metragem acompanha a trajetória de três jovens moradores da periferia de Paris — Vinz, Hubert e Saïd — que enfrentam cotidianamente os impactos da pobreza, do desemprego, da exclusão social e da violência policial. A narrativa ganha contornos ainda mais dramáticos após Abdel, amigo do grupo, entrar em coma em decorrência de uma ação policial violenta durante uma manifestação.
Reconhecido por sua forte crítica social, o filme aborda temas como desigualdade, discriminação racial, marginalização de comunidades periféricas e violência institucional, evidenciando questões que permanecem atuais em diferentes contextos sociais.
Com o tema “Até aqui tudo bem? Juventude, violência e exclusão social”, a sessão propõe uma reflexão interdisciplinar sobre juventude, reconhecimento social, violência e políticas de exclusão.
A atividade ocorrerá no dia 20 de maio de 2026, no Auditório Central do IFPE – Campus Recife, das 14h às 17h30. A sessão integra as ações de extensão do CineFilô, projeto voltado à promoção do diálogo entre cinema, filosofia e questões sociais contemporâneas.
Após a exibição do filme, será realizado um debate mediado pela equipe do CineFilô, em parceria com o grupo de estudos e pesquisa “Quinta Parede”, da Universidade Federal de Pernambuco.
Participarão da discussão:
- Christian Ximenes (UFPE), graduando em Filosofia e integrante do grupo Quinta Parede, abordando o conceito de heterotopia em Michel Foucault;
- Israel Cavalcanti (UFPE), graduando em Filosofia e integrante do grupo Quinta Parede, discutindo a Teoria do Reconhecimento a partir de Georg Wilhelm Friedrich Hegel e Axel Honneth;
- Cauê Winterle (IFPE), estudante extensionista, que tratará do conceito de necropolítica em Achille Mbembe;
- Elina Amorim (IFPE/UFPE), estudante extensionista e graduanda em Filosofia, que discutirá a noção de inteligibilidade dos corpos e do luto a partir da obra de Judith Butler.
>> Para garantir o certificado de participação, os interessados deverão realizar inscrição na atividade específica do dia 20/05 por meio deste link na plataforma Even3.