Clube de Xadrez promove oficina introdutória ao esporte

Atividade terá continuidade nos próximos dias da SNCT 2019, com oficina de xadrez lúdico e curso sobre finais

O Clube de Xadrez do IFPE ofereceu uma oficina de introdução ao xadrez dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019, na última quarta (23). A atividade terá continuidade nos próximos dias do evento com o objetivo de ensinar xadrez lúdico e dar orientações sobre finais para jogadores mais experientes.

O estudante do Curso Superior de Engenharia Mecânica do Campus Rodrigo Hiramine é o responsável pelo projeto. Ele participa do Clube de Xadrez desde 2009, quando ainda cursava o Técnico de Mecânica Industrial. “Xadrez é um esporte que exercita a mente, estimula a tomada de decisões e melhora a concentração. Além disso, promove a interação social por meio dos treinos e participações em competições locais e nacionais”, comenta o estudante.

Rodrigo também possui o título de mestre nacional em xadrez, conquistado por meio de um índice de pontuação técnica internacional. Para ele, a importância da prática vai além do saber esportivo. “Sem dúvidas, o xadrez me ajudou e ajuda os outros participantes do Clube no desempenho acadêmico. É difícil para um jovem passar quatro ou cinco horas por dia estudando, porém o treino esportivo prolongado é mais fácil. Com o tempo, essa prática acaba sendo refletida nos estudos”, conta Rodrigo.

Essa é a primeira de três oficinas propostas pelo mestre em xadrez, juntamente com o estudante de Eletrotécnica Pedro Fernandes e o coordenador do Núcleo de Xadrez do Campus, Kenio Menezes. A segunda atividade acontece, nesta quinta (24), nos horários da manhã e tarde, na sala B19, e explorará as modalidades lúdicas do xadrez, por meio de mudanças nas regras tradicionais para tornar o jogo mais divertido. A terceira oficina vai tratar dos finais teóricos do xadrez, destinada a jogadores mais experientes que desejam aprimorar seu nível técnico. Será na sexta-feira, às 14h, na sala C49.

No início de outubro, a equipe de xadrez do IFPE foi vice-campeã nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). O time, coordenado pelo técnico Kenio de Sales Menezes, é formado pelos estudantes Pedro Fernandes e Victor Melo, do curso de Eletrotécnica do Campus Recife, além de Luiz Magalhães e Allan Rocha, do Campus Pesqueira. Quem tiver interesse em se juntar ao grupo, deve visitar a sala de xadrez, na Quadra Esportiva, das 10h às 16h. Monitores estarão presentes em todos os horários para ensinar o esporte e treinar com os membros do clube.