Aplicabilidade da Inteligência Artificial é abordada no segundo dia da SNCT

Processos de Data Science e de Startups fazem parte do universo da IA

Em continuidade à programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife, o público pôde participar, nesta quinta-feira (22), de diferentes atividades relacionadas ao tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. No segundo dia de evento, a SNCT proporcionou diversos encontros através de oficinas, mesas-redondas e apresentações de diversos projetos. Além dessas atividades, foram realizadas duas palestras que compõem a série prevista para o decorrer da Semana.

O cientista de dados, Guilherme Leonardi, da Pic Pay, foi responsável por apresentar a palestra “DataScience: Ciência ou Mitologia Grega?”. Ao longo da sua apresentação, Leonardi instruiu o público em relação aos três pilares fundamentais para o processo de Data Science (Ciência de Dados), que são a Computação, Matemática & Estatística e Negócios. O cientista também buscou desmitificar o universo da Ciência de Dados, o qual é cercado de muitas incógnitas. “Não somos nenhum Deus Grego aos quais as pessoas imaginam. Somos pessoas normais. Porém, esse estereótipo acaba afastando quem se interessa pela área, por acreditar que é um universo de mitologia grega – utópico”, explicou.

A última palestra do dia, com as docentes Aida Ferreira (IFPE), Alessandra Nascimento Pontes (Mackenzie) e Gesyca Santo (UFAL), encerrou a programação com o tema: “Startup e inovação: Oportunidades de mercado e as etapas da prototipação ao produto”. Através da atividade, o público acompanhou desde o processo de criação de uma startup até a sua aplicação no mercado. Foram apresentadas orientações referentes à inovação para elevar o negócio desenvolvido. Conceitos como a nova definição de mercado, entrega de valor ao cliente e construção de novos processos de empreendedorismo também foram abordados no encontro.

Último dia – Nesta sexta (23/10), último dia da SNCT, estão previstas outras quatro palestras que integram a série. Pela manhã, às 10h, a pesquisadora e professora da University College of London (Reino Unido), Dra. Patty Kostkova, ministra palestra (clique aqui para acessar o link da transmissão) relativa à área interdisciplinar de saúde digital (digital health). Dra. Kostkova possui reconhecimento internacional na área por sua contribuição profissional. Às 13h, o público tem um encontro marcado com a palestra “Arquitetura de software para uma operação de saúde digital de larga escala”, liderada pelos profissionais da Einstein, Aline Okita e André Santos, ambos do Hospital Albert Einstein. Em seguida, às 16h, o evento recebe a palestra “Inteligência artificial e cidades inteligentes”, sob comando de André Castello Branco, das Universidade do Porto e Universidade de Aveiros (Portugal). Para encerrar a série de palestras da SNCT 2020, Germano Vasconcelos, da Neurotech, inicia o diálogo sobre “Como a Inteligência Artificial transforma dados em melhores decisões”, às 18h. Todas as palestras são transmitidas ao vivo pelo canal da Ascom-Recife no Youtube.