Coordenação de Eletrônica do Campus implementa Laboratório Virtual

Infraestrutura foi projetada para atender necessidade dos estudantes e equiparar-se a experiência de aula presencial

Inovação e inclusão são as palavras-chave para o ensino remoto do Campus. Desde muito antes da retomada das aulas, em agosto último, professores e Direção-Geral têm trabalhado incansavelmente para que as aulas on-line cheguem a todos os estudantes matriculados. Um exemplo dos esforços nesse sentido é encontrado nos trabalhos do docente Meuse Nogueira, integrante da Coordenação do curso de Eletrônica, que implementou a primeira infraestrutura de laboratórios virtuais do Campus Recife, o VSI-Lab Virtual. Com a ajuda do responsável pela TI, Tárcio Luna, o professor utilizou-se de softwares livres para criar um sistema de custo nulo à Instituição que fosse capaz de oferecer aos estudantes a experiência que tinham quando estavam nos Laboratórios de Eletrônica, mesmo sem os mesmos recursos. Agora, graças à inovação, os discentes contam com aulas práticas baseadas em simuladores e ambientes de desenvolvimento de software e hardware a partir de suas próprias casas.

No contexto da pandemia de covid-19, o professor Meuse destaca que o VSI-Lab Virtual é uma forma de possibilitar que os estudantes sejam adequadamente formados tecnicamente, mesmo que o setor da Educação seja um dos mais afetados pelas medidas de distanciamento social. Ainda que o discente esteja sem a interação física do dia a dia, o laboratório oportuniza o resgate psicológico do que seja a experiência de se ter uma aula. “O VSI-Lab Virtual é o que se chama de experiência síncrona; todos estão no mesmo lugar, ao mesmo tempo; todos estão no Laboratório Virtual sendo desafiados e aprendendo como antes faziam nos laboratórios presenciais, em tudo que pode ser adequadamente simulado”, completa Meuse.

O piloto do sistema já está em funcionamento em duas turmas do Curso de Técnico Integrado de Eletrônica ministradas pelo professor. São elas: Eletrônica de Potência e Fundamentos da Programação. “Embora o sistema já esteja plenamente operacional, a implantação ainda está em curso. Acredito que, em 15 ou 30 dias, o sistema poderá ser pensado para uso amplo”, explica o educador.

A preocupação do docente ao projetar o laboratório trouxe também a inclusão dos estudantes que não possuem acesso a computadores de alta capacidade operacional. Desse modo, os discentes precisam apenas de um equipamento simples, como os tablets emprestados pela Instituição, e uma conexão à internet não necessariamente muito rápida. Para isso ser possível, o Laboratório Virtual segue duas categorias de integração. A primeira acontece através de computadores virtuais locais, que se aplica aos discentes que possuem melhores equipamentos em suas casas. Portanto, nesse caso, um computador virtual é disponibilizado para download que, ao ser instalado, permite que o sistema funcione no computador físico do estudante. Na segunda categoria, voltada para aqueles com equipamentos de baixa capacidade operacional, os discentes utilizam seus equipamentos como terminal remoto de computadores virtuais ou físicos situados no Campus Recife.

Victor Maia, estudante integrante da turma-piloto, agradece a preocupação do professor e comenta: “As aulas têm sido melhores. Acredito que esse modelo tem permitido que a gente ganhe mais versatilidade. Tenho gostado bastante de como o professor tem levado a aula. A experiência tem sido bastante positiva”. Nesse sentido, Camila Chagas, também integrante das turmas-piloto, complementa o comentário do colega ao afirmar que o VSI-Lab Virtual trouxe novas possibilidades para o estudo: “No laboratório do campus, tínhamos que dividir o computador. Poder fazer os exercícios sozinha auxilia no aprendizado. Além disso, atualmente, posso entrar a qualquer momento para fazer um exercício, algo que não podia antes porque não possuía um computador com a capacidade de suportar esses aplicativos”.

Para o professor Meuse, que exerce a prática do ensino há 25 anos, os comentários são gratificantes, pois sua principal motivação residia em trazer a experiência de aula remota o mais próximo possível à aula presencial e isso foi atingido com plenitude. “Apresento a solução como professor e engenheiro, até para lembrar aos alunos e colegas que é isso que somos: nem só uma coisa nem só outra. Como professores, devemos professar o conhecimento. Como engenheiros, engendrar soluções, sem nunca nos rendermos aos empecilhos”, reflete.