Encerramento da SCNT proporciona encontros relacionados à saúde digital e cidades inteligentes

Público interagiu através de palestras nacionais e internacionais relativas à IA

Nesta sexta-feira (23), aconteceram as últimas atividades relacionadas à 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife. Dentre as programações previstas, o público participou de quatro palestras que percorreram o tema do evento “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. No encerramento da Semana, o público acompanhou encontros que atuaram da Inteligência Artificial (IA) no âmbito da saúde a processos de desenvolvimento de cidades inteligentes.

Na primeira parte do dia, o tema de principal abordagem foi relacionado à área da saúde. O evento recebeu a Dra. e professora da University College London – ENG, Patty Kostkova, que conduziu a palestra sobre Digital Healt (Saúde Digital), segmento do qual exerce com maestria e reconhecimento mundial por sua atuação profissional.

Em seguida, foi realizada a palestra “Arquitetura de software para uma operação de saúde digital de larga escala”, realizada pelos profissionais da Einstein, Dra. Aline Okita e André Santos. Na ocasião, em meio aos assuntos abordados, foram apresentados os benefícios da IA na medicina, que na prática, auxilia e facilita boa parte dos procedimentos médicos. “Nós humanos, associados à tecnologia, conseguimos oferecer melhores experiências para os pacientes. Temos que nos unir e estarmos atentos às novas atualizações relacionadas à tecnologia. Ela não veio para nos substituir”, revela Okita.

Na última parte da programação, duas palestras finalizaram a série prevista para a SNCT 2020. O professor da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro (Portugal), André Castello Branco, deu início ao encontro com o tema “Inteligência Artificial e cidades inteligentes”. Na oportunidade, foi colocado em pauta o processo de urbanização implantado através da tecnologia de ponta, tanto no ato da elaboração quanto no da habitação. Por fim, Germano Vasconcelos, da Neurotech, abordou o tema “Como a Inteligência Artificial transforma dados em melhores decisões.” Dentre os conteúdos apresentados, o público tomou conhecimento de diferentes estratégias relacionadas às tomadas de decisões com base na análise de algoritmos.

Ao longo dos três dias da SNCT 2020, estiveram disponíveis mais de 300 trabalhos acadêmicos e cerca de 120 atividades. Uma série de 7 palestras envolveu profissionais nacionais e internacionais que abordaram temas relacionados à tecnologia de ponta. Boa parte do conteúdo apresentado está disponível na plataforma do YouTube, tanto no canal da Ascom-Recife, quanto no canal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Recife.

Matérias relacionadas
Primeiro dia da SNCT é marcado pela diversidade relacionada ao universo da Inteligência Artificial
Aplicabilidade da Inteligência Artificial é abordada no segundo dia da SNCT