Publicado edital de inscrição para o Bolsa Permanência 2021.1

Candidaturas iniciam dia 05 de maio no sistema Fluxo.IFPE

Nesta segunda-feira (26), a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) do IFPE divulgou o segundo Edital Unificado do Programa Bolsa Permanência para o semestre 2021.1 que contempla, entre outros campi, o Recife. O objetivo do programa é ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes por meio da concessão de auxílio financeiro, contribuindo, assim, para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e minimizando os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais. As inscrições serão realizadas on-line, através do Sistema Fluxo.IFPE, no período de 05 a 12 de maio. E, para se candidatar, os interessados primeiramente deverão criar seu e-mail institucional, por meio do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/

Entre os requisitos básicos divulgados no edital (disponível aqui) os estudantes devem estar regularmente matriculados em pelo menos três componentes curriculares em cursos presenciais do IFPE no semestre 2021.1, além de serem prioritariamente advindos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência(s), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Não poderão concorrer à seleção no programa os estudantes matriculados em cursos ofertados no âmbito do Programa Mulheres Mil, PROIFPE Acesso (pré-vestibular), Pronatec e demais cursos de extensão ofertados pelo Instituto.

Durante o processo de inscrição, após a criação do e-mail institucional e cadastro no Sistema Fluxo.IFPE, as informações acadêmicas dos estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo que o estudante prossiga com a inscrição, o estudante deverá entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do Campus através do e-mail: bolsapermanencia@recife.ifpe.edu.br.

Para finalizar a inscrição, os estudantes deverão digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico selecionado. Após a finalização do processo, o estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo. As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, estudantes da Moradia Estudantil, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no edital.

Destaca-se que a remuneração do Bolsa Permanência de 2021 será exclusivamente feita por meio de conta corrente pessoal do estudante. A medida previne a ida dos estudantes às agências bancárias e garante a permanência do benefício na conta corrente sem um prazo limite para saque, podendo o estudante retirar o pagamento de acordo com o dia da sua preferência.

Inscrições Bolsa Permanência 2021.1
Edital de inscrições | Disponível aqui