Campus conquista ouro na OBB e garante vaga na Olimpíada Iberoamericana de Biologia

Próxima competição está prevista para acontecer no mês de setembro

Nos últimos dias o Campus Recife recebeu o resultado da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2021. A competição, promovida pelo Instituto Butantan, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Ministério da Educação, tem como objetivo revelar talentos e despertar o interesse pela área, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências. No total, a instituição obteve 59 estudantes inscritos e que participaram da primeira fase. Desses, 16 foram aprovados para a segunda etapa e três alcançaram a fase final com excelentes desempenhos, onde um deles conquistou a medalha de ouro. A premiação soma a muitas outras conquistadas neste ano e que integram o histórico da comunidade acadêmica do Campus, ainda que em meio às adversidades da pandemia.

Além do medalhista Gustavo Costa Holanda, que também garantiu uma vaga na Olimpíada na XV Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB), se destacaram os discentes finalistas Leonardo Gomes Figueiredo Correia e Maria Cecília Costa Lima Ribeiro. Todos foram orientados pela professora Laurici Pires, representante da OBB no Campus. A docente explica que a OBB ocorreu em 4 etapas (as fases 1, 2A, 2B e a seletiva internacional) e aproveita ainda para parabenizar os participantes de cada uma delas. “Vejo essa conquista como um resultado de nossos esforços para motivar os estudantes em nossas aulas, visto que a Biologia é uma disciplina de formação geral e, mesmo não fazendo parte de nenhuma disciplina relacionada aos cursos técnicos da instituição, desperta o interesse deles”, comenta a docente.

Agora, as expectativas são para a Iberoamericana de Biologia, organizada pela Costa Rica e que irá ocorrer virtualmente, sem data prevista, no mês de setembro. Diante disso, os estudos continuam e Laurici reforça e motiva a participação dos estudantes em competições acadêmicas. “As Olimpíadas ajudam no desenvolvimento, aprimoram o aprendizado dos discentes, auxiliam a relacionar os assuntos aprendidos em sala de aula com situações do cotidiano, os capacitam para se tornarem mais aptos na resolução de questões e auxiliam na descoberta de suas aptidões”, explica.