IFPE realiza consulta sobre a proposta do MEC para desmembramento da Instituição nos dias 14 e 15

Campus Recife convoca comunidade para esclarecer o tema na próxima segunda (13)

Nesta semana, o IFPE publicou o regulamento do processo de consulta à Comunidade sobre a proposta de desmembramento da Instituição apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). O plebiscito acontece das 8h do dia 14 de setembro até as 20h do dia 15 de setembro, de forma virtual, através do sistema Fluxo IFPE. Podem participar da consulta toda a comunidade do IFPE Campus Recife (servidores pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IFPE e estudantes regularmente matriculados ou com matrícula-vínculo ativa no Instituto).

Para participar da votação, o(a) servidor(a) ou discente, devem possuir cadastro no Acesso Unificado do IFPE. Aqueles ainda não cadastrados devem realizá-lo entre os dias 08 e 13 de setembro de 2021, até às 17h, através do endereço eletrônico http://acesso.ifpe.edu.br. No caso de dúvidas ou de contestação da listagem oficial preliminar dos votantes, a Comunidade Institucional está disponível para contato no endereço de e-mail: consultacomunidade@reitoria.ifpe.edu.br. O período de contestação acontece nos dias 09 e 10 de setembro, até às 17h, pelo e-mail mesmo endereço de e-mail, conforme cronograma disposto no regulamento.

LINHA DO TEMPOO reitor do IFPE, José Carlos de Sá, foi convocado pelo Ministério da Educação para uma reunião em Brasília, que aconteceu no dia 30 de agosto, sobre o reordenamento dos Institutos Federais. A proposta apresentada sugere a criação de dez novos institutos em toda a Rede Federal, mas o Ministério deixa claro que não haverá a criação de novos campi, apenas a redistribuição dos já existentes entre os Institutos que serão criados. Para se posicionar oficialmente diante do projeto, que inclui a divisão do IFPE, o Colégio de Dirigentes do IFPE decidiu em reunião ocorrida no dia 01 de setembro pela consulta à comunidade que, na sequência, será levada para apreciação do Conselho Superior, no próximo dia 16. A decisão do IFPE será enviada ao MEC no dia 20 de setembro.

Nesta quinta-feira (09), às 16h, o reitor José Carlos de Sá e a reitora do IF SertãoPE, Maria Leopoldina Veras Camelo, participam de encontro virtual para debater a proposta que sugere a divisão de algumas instituições da Rede Federal, incluindo o IFPE. A transmissão acontece on-line no canal do IFPE no YouTube, disponível aqui. Saiba mais sobre o evento virtual aqui

No Campus Recife, a Direção-Geral se reúne virtualmente com a comunidade na próxima segunda-feira (13), às 16h, para esclarecer o processo. O encontro será através do Google Meet e o link de acesso a sala será enviado para o e-mail institucional dos servidores uma hora antes do evento.

SOBRE A PROPOSTA – Atualmente, o estado de Pernambuco conta com dois institutos federais: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com 16 Campi, e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que possui sete Campi, cada um com reitoria própria. A proposta do MEC é dividir o IFPE e criar um terceiro instituto, o Instituto Federal do Agreste de Pernambuco (IF Agreste-PE), dividindo os campi já existentes entre os dois IF.

Nesse caso, os campi Belo Jardim, Barreiros, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão, que participam do IFPE, passariam a integrar o IF Agreste-PE. Já o Campus Afogados da Ingazeira iria fazer parte do IF Sertão-PE. Com isso, o IFPE ficaria apenas com os oito campi da região metropolitana do estado: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.

>> Live com os reitores do IFPE e IF Sertão-PE
Nesta quinta (09), às 16h, no Canal do IFPE no Youtube

>> Reunião com a Direção-Geral do Campus Recife
Na próxima segunda-feira (13), às 16h, via Google Meet