Festividades dos 113 anos do IFPE Recife são abertas com música e história

Programação festiva segue até sexta-feira (23), quando será inaugurado o Memorial de Mecânica

A história de uma instituição se constrói a partir das histórias de pessoas que por ela passaram ou dela fazem parte. NãoIMG_8189.JPG podia ser diferente com o Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco que deu início, nesta quarta-feira (21), às festividades de seus 113 anos, data que terá seu auge de celebração na próxima sexta (23).

A programação foi aberta com uma exposição fotográfica, organizada pela equipe do Centro de História, Memória e Documentação do campus (CHMD), instalada no hall da biblioteca e aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Os servidores aposentados prestigiaram esse primeiro dia de festa. Eles participaram da primeira visita guiada ao CHMD e puderam relembrar diversos fatos históricos e memórias afetivas que vivenciaram na instituição. “É uma alegria imensa poder estar aqui. Essa instituição será para sempre a minha casa de educação”, afirmou o professor aposentado Pedro Martins.

IMG_8350.JPGA abertura festiva contou também com homenagem à produção científica do campus e música de alto nível. Parte da equipe do Projeto Sigabem Apoio ao Embarque foi recebida no palco da festa pelo diretor-geral, Marivaldo Rosas, que entregou um certificado de menção honrosa aos participantes do projeto. Formada por professores e estudantes dos Campi Recife e Caruaru, a iniciativa conquistou o segundo lugar no concurso IoT Student Contest 2022 pelo desenvolvimento de um recurso tecnológico que vai ajudar pessoas com deficiência a embarcar nos coletivos.

Fechando a programação da manhã, a Capital Big Band, composta por discentes da Especialização em PráticasIMG_8518.JPG Interpretativas em Música Popular, e sob o comando do professor Flávio Lima, contagiou a plateia com a musicalidade potente do som instrumental, trazendo desde clássicos do rock e da música clássica aos frevos de rua.  Um verdadeiro presente não só para o campus aniversariante, mas sobretudo para o público que se emocionou com a apresentação.

Estudante do campus há dois anos, Jonas Silva diz que participar dessa comemoração, ainda mais de forma presencial, traz uma esperança muito grande. “Para mim é uma honra ser estudante do IFPE Recife e poder estar aqui junto com meus colegas interagindo e participando desse aniversário. É bem gratificante e me enche de vontade para crescer ainda mais em meus estudos”, destacou.

Trajetória – O IFPE Campus Recife é uma instituição de referência na formação profissional e inserção de diversos cidadãos no mundo do trabalho. Ao longo desses 113 anos de história, funcionou em diferentes prédios e recebeu diversos nomes, mas sempre deixando sua marca de pioneirismo tanto no cenário local e nacional.

Sua fundação remete à 1909, ano de fundação da então Escola de Aprendizes Artífices, que funcionou no antigo Mercado Delmiro Gouveia, atual prédio do Quartel do Derby. Em seu início, a escola formou jovens de classes menos favorecidas do Recife como operários de mecânica, marcenaria, carpintaria, alfaiataria e desenho.

A partir de 1923, a instituição funcionou no antigo prédio do Ginásio Pernambucano e, em 1933, mudou-se para uma sede própria também no bairro do Derby, atual prédio da Fundaj. Nessa trajetória, a Instituição recebeu os nomes de Liceu Industrial de Pernambuco, Escola Técnica do Recife e Escola Técnica Federal de Pernambuco.

Com a histórica enchente de 1975, a unidade de ensino acelerou a construção e a mudança para uma nova sede no bairro do Curado, onde funciona até hoje como IFPE Campus Recife.

Em 1999, foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE), mudança que não foi apenas no nome mas também no perfil institucional, passando a ofertar cursos superiores tecnológicos. Já em dezembro de 2008, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, passou a desenvolver a atual proposta, voltada para a verticalização do ensino, dando oportunidade para jovens e adultos de cursar, em uma única instituição, os níveis médio, técnico, graduação e pós-graduação.

>> Para conferir a programação dos demais dias de festa, clique aqui.