SNCT 2022 | Acompanhe balanço do evento feito pela Organização e registros de importantes momentos

Edição deste ano retomou condição da Instituição como polo da SNCT de Pernambuco

Com grande entusiasmo, a comunidade do IFPE Recife realizou, no final de outubro, entre os dias 25 e 27/10, a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus, que, finalmente em formato presencial, após dois anos mais críticos da pandemia, esteve repleta de novidades. Entre elas, destaque para a primeira edição do Festival da Diversidade. A contar do envolvimento e empolgação dos participantes, refere-se a uma iniciativa inscrita em definitivo no calendário de eventos da Instituição. A Semana enfeixou ainda outras empreitadas, que contemplaram as distintas modalidades de ensino, do Técnico à Pós-Graduação, resultando em mais de 2.300 inscritos.

Entre os eventos abrigados pela SNCT, responsáveis pela efervescência verificada no campus no período, estiveram com programação, além do festival, o Terceiro Workshop Meio Ambiente e Sustentabilidade, com atividades de integrantes do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA), a Caravana da Ciência – Ciência Móvel, do Espaço Ciência, Feira das Mulheres Pretas, a Mostra de Editoras Independentes de Pernambuco, bem como a Feira do Conhecimento. Além do apoio financeiro do CNPq e FACEPE, o campus dispôs para a promoção da SNCT da parceria de importantes entidades, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Prefeitura do Recife, Sebrae, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene),  Espaço Ciência (Governo de Pernambuco) e Associação dos Servidores do IFPE (ASSIF-PE). O Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, que prestaram serviços jurídicos à comunidade, também contribuíram para a realização da Semana. A parceria do IFPE Recife deu-se ainda com outros campi do Instituto.

Ao longo de três dias, os públicos interno e externo participaram de painéis, oficinas, minicursos, palestras, cine-debate, apresentações culturais e de pôsteres, exposições e competições. Além de movimentar os diferentes espaços do campus, como os pátios, onde palco e 30 stands foram instalados, a SNCT do IFPE Recife ultrapassou os muros da Instituição, com a realização de visitas técnicas e agendas também no âmbito das instituições parceiras.

O resgate da condição da Instituição como polo da SNCT de Pernambuco, como costumavam ser as primeiras versões da Semana, destaca-se como um dos aspectos significativos desta edição realizada apontados pela professora Sofia Brandão, diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPP) do campus. “Com esta edição da SNCT, tivemos a certeza do potencial da Feira do Conhecimento, que lançamos na edição de 2019, como sendo uma grande articuladora das interações da comunidade interna e de promoção de divulgação dos cursos, com projeção dos cursos do Campus para a comunidade externa”, acrescentou Sofia, satisfeita também com a intensa visitação na SNCT de escolas do município e de cidades vizinhas, com a cobertura midiática recebida pelo evento, bem como com o envolvimento de todos os setores da gestão do campus em prol dele.

“Um fator representativo da edição foi o trabalho alegre e sinérgico entre os sujeitos institucionais, individuais e coletivos envolvidos no objetivo de democratização e popularização da ciência, tecnologia e cultura, bem como as atividades propostas de forma autogestionada pela comunidade acadêmica do IFPE e seus parceiros institucionais e sociais”, arrematou o professor Dimas Veras, coordenador da 19ª SNCT do campus.

Para acompanhar registros de importantes momentos da Semana, basta clicar aqui.