Início do conteúdo

IFPE vence três edições consecutivas da Mostra Tecnológica do CONNEPI

Equipe vencedora é formada pelo professor Rômulo Araújo e discentes de cursos técnico e superior do Campus Recife


IFPE vence novamente a Mostra Tecnológica do CONNEPI, com equipe do Campus Recife. Nesta 13ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, realizada em Porto Velho (RO), pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), de 26 a 29 de setembro, o projeto vencedor foi o “TelemetricSys – Sistema Telemétrico Dinâmico Autônomo e suas Aplicações”, coordenado pelo professor Rômulo Araújo, tricampeão no evento.   

O trabalho do professor e a equipe de seis estudantes do campus foi primeiro lugar na seleção dos projetos que concorreram à Mostra. Os discentes vencedores, dos cursos Técnico em Eletrônica e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participam dos programas Pibic e Pibex.

Vale destacar também que as propostas de pesquisa do docente ainda conquistaram a primeira colocação na seleção das bolsas do PIBIC/IFPE. O trabalho premiado no Connepi é derivado do projeto que, desde 2016, o pesquisador conduz. A partir de subprojetos do “RailBee”, o pesquisador venceu as três últimas edições da Mostra Tecnológica do congresso bianual, a do IFAL (2016), a do IFPE (2018) e, agora, a versão do IFRO, realizada somente este ano em função da pandemia.  

Rômulo está à frente de um projeto consistente, de aplicabilidade, no caso, no segundo setor, tal como ressalta e parabeniza o professor Mário Monteiro, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto. A partir do “Rail Bee”, o pesquisador tem atuado, ao longo dos anos, com protótipos experimentais, com equipamentos desenvolvidos no IFPE, com patentes, programas de computador, produção de artigos. As iniciativas de pesquisa de Rômulo e equipe são materializadas em forma de parceria junto ao Metrô do Recife, através de instalação de equipamentos, acompanhamento e implementação de melhorias.       

Sobre a premiação, que reforça a posição do IFPE, entre os Institutos Federais, como referência em desenvolvimento tecnológico no Norte-Nordeste, Rômulo ressalta que a conquista se deve ao empenho dos estudantes envolvidos. O professor considera a oportunidade da participação no Connepi pelos jovens pesquisadores e pesquisadora do grupo como uma experiência única, tendo em vista a possibilidade de demonstrarem os trabalhos que desenvolvem, conhecerem projetos de outros IFs, vivenciarem integração e intercâmbio de ideias com outros estudantes. “O prêmio é de grande importância para o nosso IFPE, pois a Mostra Tecnológica do Connepi reúne excelentes trabalhos desenvolvidos pelos IFs do Norte e Nordeste. Temos muito a agradecer ao Instituto, porque, mesmo diante das dificuldades financeiras, empenhou-se pela participação dos estudantes no evento. A vitória é do IFPE; nós fomos somente os apresentadores”, compartilha o docente.

Equipe vencedora da 6ª Mostra Tecnológica do 13º Connepi

Izavan Correia – Bolsista Pibic (estudante do curso superior de TADS e egresso do Técnico de Eletrônica);
Ryan Paiva – Bolsista Pibic (estudante de Eletrônica);
Silvanio Assunção – Bolsista PIBIC (estudante de Eletrônica);
Juliana de Albuquerque – Bolsista Pibex (estudante de Eletrônica);
Paulo Vitor Barbosa – Bolsista Pibex (estudante de Eletrônica);
Welton Pereira Luz – Bolsista Pibex (estudante de Eletrônica).

Detalhes do projeto | Clique aqui

 

Fim do conteúdo