Projetos de Extensão levam formação em tecnologia para discentes da rede estadual

Através de oficinas, equipes trabalharam tecnologia assistiva e ensino de programação

Parte da razão de ser do IFPE consiste na geração de conhecimento tecnológico e difusão desse saber para o maior número de estudantes possível, inclusive de outras instituições. Projetos de Extensão do Campus Recife contemplados por editais do IFES de Apoio à Iniciação Tecnológica tiveram agora seu encerramento, levando justamente formação para discentes de outras unidades da Rede Pública de Ensino. Além de se apropriar do uso das tecnologias, equipes das pesquisas extensionistas incentivaram o desenvolvimento inicial de habilidades e competências na área entre jovens de escolas estaduais por meio da promoção de oficinas.

O projeto “Oficinas Synesthesia Vision”, do edital com foco na Economia 4.0, gerou capacitação teórica e prática de estudantes da rede estadual em conceitos básicos de eletrônica, programação, robótica e prototipagem de artefatos tecnológicos através da realização de oficinas de Robótica Livre. O objetivo do trabalho coordenado pela professora Aida Araújo foi conscientizar os participantes sobre a importância do desenvolvimento de tecnologias assistivas, a partir da criação e aperfeiçoamento de uma tecnologia voltada ao auxílio de locomoção de pessoas com deficiência visual. Além da participação de outros docentes do Campus e de professora da unidade de ensino estadual, a equipe da empreitada era formada por discentes do Campus dos cursos de Eletrônica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e ex-alunos. No total, foram oferecidos workshops presenciais e atividades remotas para 10 turmas, com 240 estudantes da Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, em Jaboatão dos Guararapes, certificados. Os encontros presenciais aconteceram no laboratório IFMaker/IFPE e na escola parceira.

Já o “projeto  Oficinas Ingrediente X – Programando com Scratch”, igualmente conduzido por Aida, com colaboração de outros professores do campus,   foi  aprovado para o edital com foco no ensino de Programação Aplicada. Nesse caso, com o incremento das habilidades e competências relativas ao uso das tecnologias digitais, especialmente as relacionadas à programação, a equipe, integrada ainda por discentes do campus de Eletrônica, Mecânica e TADS, disseminou o saber tecnológico e suas aplicações junto aos estudantes do Estado, procurando despertar o interesse, sobretudo, pela área de programação. Além de ter como parceira a escola Edmur Arlindo, o projeto também atuou com oficinas presenciais (além de atividades remotas) na Escola Estadual Professora Odete Antunes, do mesmo município. Foram oferecidas oito turmas, com cerca de 280 estudantes certificados.

Os dois projetos geraram e-book e vídeos-aula. Para a realização das oficinas, foi necessária a  assinatura de convênio de cooperação técnica entre o IFPE e a Secretaria Estadual de Educação. No âmbito interno, apoios vieram, principalmente, da Diam e DGTI.

Equipes

Projeto Oficinas Synesthesia Vision
Professores IFPE Recife | Aida Araújo,  Cristiane da Silva, Ioná Rameh, Vânia Soares, Gilmar Brito
Estudantes de Eletrônica | Paulo Vieira,  Maria Giovanna Martins, Luciano Alves, Camila Luna