Programa Futuras Cientistas realiza palestra sobre resultados de suas ações

Encontro acontece em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

No próximo dia 14 de fevereiro o Futuras Cientistas realiza palestra com o tema “Propósitos, Resultados e Perspectivas”, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

O evento é aberto ao público e começa às 14h, no auditório do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), ocasião em que também será feita uma retrospectiva do programa.

A palestra será ministrada pela coordenadora regional do Futuras Cientistas, Taciana Pascoal, a professora de Biologia Camila Sebastião e pela participante da edição 2022 da Imersão Científica Agnis Carvalho. Os inscritos terão direito a certificado de participação.

Clique aqui para se inscrever

Celebração – O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado em 11 de fevereiro, data aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. A criação da data visa promover maior destaque para participação das mulheres e ampliar o debate sobre a equidade na Ciência.

A data, portanto, tem tudo a ver com o programa Futuras Cientistas, que tem por objetivo a inclusão de meninas, estudantes e professoras de escolas da rede pública de ensino em espaços de desenvolvimento científico.

Ao longo de dez anos de atuação no Nordeste, o Futuras Cientistas impactou 250 participantes e em 2022 teve o trabalho reconhecido pelo Movimento LED – Luz na Educação, lançado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho para valorização de iniciativas inovadoras na educação nacional.

Em 2023, com a expansão do programa para todos os 26 estados brasileiros e para o Distrito Federal, o Futuras Cientistas quase dobrou o número de oportunidades, ofertando 470 vagas. A atuação nacional conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

>> Inscrições para a palestra