Início do conteúdo

Retrospectiva 2022 | Ações do Campus Recife na área de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Em destaque, ampliação da cultura de inovação e edições exitosas de eventos de divulgação científica


Dando continuidade à série de matérias de balanço das ações em 2022 realizadas em importantes áreas institucionais do IFPE Recife, o foco recai, desta vez, sobre o setor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. De imediato, é possível destacar um ano de retomada das atividades presenciais no Centro de Pesquisa, de fechamento de ciclos para turmas de Pós-Graduação, de edições exitosas de eventos voltados à divulgação científica e de ampliação da cultura de inovação. 

O Campus alcança o final de 2022 com um total de quase 50 projetos de pesquisa vigentes, além de trabalhos aprovados em editais externos, como o recentemente aprovado pelo professor Anselmo Bezerra no Edital Facepe № 28/2022 – Apoio à Pesquisa para o Enfrentamento de Desigualdades Sociais. Atualmente, a Instituição abraça uma totalidade de 40 grupos de pesquisa, cujo portfólio recebeu, ao longo do ano, o acompanhamento e atualização pela diretoria responsável – a DPP. No segmento da Iniciação Científica, a contemplar programas como Pibic e Pibiti, este voltado à introdução ao desenvolvimento tecnológico e inovação, o campus assegurou mais de 80 bolsas institucionais e abrangeu mais de 20 oriundas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de duas bolsas Pibic da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), aprovadas pelos professores Frederico Menezes e Alvaro Ochoa. Entre os recursos de Incentivo Acadêmico (BIA), o IFPE Recife possui dois bolsistas com auxílios provenientes da Facepe.

No eixo da Inovação, o Campus Recife empreendeu importantes ações. Entre elas, ressalta-se o workshop realizado no Parqtel para implementação da parceria junto à secretaria estadual na área (Secti), com projetos aprovados em cooperação com a UPE, pelo edital de ambientes de inovação da Facepe. Convém mencionar também a projeção, neste ano, das atividades de inovação social desenvolvidas no laboratório Malungo-Lab, por meio de projeto aprovado em edital da Facepe pelo professor Dimas Veras. Em 2022, o campus venceu pela terceira vez consecutiva a Mostra Tecnológica do Connepi, com equipe formada por estudantes e o docente Rômulo Araújo. Das iniciativas no setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), os professores Frederico Menezes e Meuse Nogueira conseguiram emplacar projetos para aplicação em empresas. O docente Gustavo Novaes conquistou bolsa no exterior para desenvolver pesquisa de Inovação na Universidade da Califórnia (EUA). Já as pesquisadoras Aida Araújo e Ioná Rameh tiveram trabalhos contemplados em editais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), voltados ao apoio à Iniciação Tecnológica. Rameh, inclusive, logrou a terceira colocação em edital nacional da Setec. No tocante a esforços de internacionalização, além de possuir professores dedicados a Pós-Doutorado no exterior, o campus conseguiu aprovar projeto proveniente de parceria de um grupo de docentes de Mecânica e de Refrigeração com companhia estrangeira.      

No que diz respeito à Pós-Graduação, em 2022, o campus comemora a conclusão das primeiras turmas de suas quatro especializações, que terão novas turmas em 2023, e apoia, por meio da DPP, o processo de criação de novos cursos, destacando três novos cursos de especialização a serem também ofertados em 2023. No nível de Mestrado, o final do ano se aproxima, com processo seletivo em andamento para formação de nova turma.

Entre os canais de divulgação científica viabilizados pela DPP, destaca-se a promoção de mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que alcançou a 19ª versão repleta de novidades e de ações inclusivas, a exemplo da realização do 1º Festival da Diversidade, como evento componente. Ademais, a Diretoria esteve à frente dos Colóquios digitais de Pesquisa, voltados à disseminação de trabalhos dos grupos de pesquisa do campus em grandes áreas do conhecimento.  

Fim do conteúdo