Projeto “Mulheres na Mecânica” promove workshop para divulgação da área entre público feminino

Encontro recebeu cerca de 80 meninas estudantes de escolas estaduais do Recife

A frase “Lugar de Mulher é onde ela quiser” pode até ser um clichê para muitos nos dias atuais, mas para as integrantes do projeto de extensão “Mulheres na Mecânica: promovendo seu acesso” é um lema a ser defendido e disseminado para meninas e mulheres que sonham em ocupar seu espaço no mundo do trabalho, especialmente na área de mecânica.

Foi justamente para dar o pontapé inicial dessa ideia que o projeto promoveu, na tarde da última quarta-feira (15), nasIMG_1269.JPG dependências do IFPE Campus Recife, a primeira edição do Workshop Mulheres na Mecânica: promovendo seu acesso. Cerca de 80 jovens alunas das escolas estaduais de referência em ensino médio, Nóbrega, Joaquim Távora e Mário Melo, participaram do evento. A recepção das escolas aconteceu no Hall Brennand (entrada do campus), na sequência, as visitantes participaram de palestras no auditório do bloco de Mecânica (Sala C-14-C) e ao final realizaram um tour pelo campus, que englobou o Centro de Pesquisa, o ginásio poliesportivo, piscina e quadras esportivas, laboratórios de Mecânica e o Memorial do curso.

Na programação do encontro, as integrantes do projeto, entre elas estudantes dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica, bem como servidoras da instituição, apresentaram um pouco da iniciativa, a abrangência da Mecânica enquanto ciência, o mercado de trabalho e as possibilidades de pesquisa e extensão na área, além de suas experiências e o que as motivou a ingressar na formação e no projeto.

IMG_1313.JPG“É triste pra gente ter turmas só de homens. A gente precisa de mais mulheres porque a gente é capaz sim. basta que tenhamos a oportunidade e essa é uma delas”, ressaltou a professora Andrezza Tomás, idealizadora e coordenadora do projeto. Já a bolsista Carollina Santana pontuou as muitas oportunidades que o curso e o IFPE podem agregar para quem ingressa na formação. “Ninguém aqui pensava em entrar ou em fazer Mecânica, mas, meu amor, depois que prova…Não é porque você entra em um curso que vai ficar preso só nele. O IF te dá todo suporte e incentivo para você se desenvolver em diversas áreas e você consegue aplicar a mecânica em todas elas”, afirmouIMG_1348.JPG Carollina.

O projeto – O projeto “Mulheres na Mecânica” integra o edital 2023 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão do IFPE (Pibex) e tem o objetivo de apresentar, para estudantes de escolas públicas que se identificam com o gênero feminino, os cursos de Mecânica ofertados pelo IFPE Campus Recife em suas três modalidades (Integrado, Subsequente e Superior), a fim de estimular o protagonismo feminino com a participação de mulheres nesses segmentos que, habitualmente, contam com pouca participação feminina, além de quebrar paradigmas, promovendo o empoderamento das mulheres e a ocupação delas nesses espaços profissionais.

Integrantes do projeto

Servidoras:

Andrezza Tomás
Andréa Sousa
Alaíde Cavalcanti
Juliana Das Oliveiras

Estudantes:

Carollina Conceição Santana
Técnico Integrado em Mecânica
7° período
Bolsista

Isabelli Brandão