Retrospectiva 2022 | Ações do Campus Recife na área administrativa

Setor, que sofreu com cortes e bloqueios orçamentários, dedicou-se a planejamento incessante

Para fechar a série de matérias com levantamento de ações realizadas em 2022 nas grandes áreas do IFPE Recife, destaca-se agora o balanço das medidas feitas no âmbito da Diretoria de Administração. A DAD, por meio de diferentes setores, é responsável pela execução orçamentária e, com base no orçamento disponível, provê todos os serviços e aquisições de bens para o bom funcionamento do campus. Diante dos cortes e bloqueios orçamentários que marcaram 2022, a área protagonizou um período de muitos desafios, exigindo maior esforço das equipes envolvidas no desenvolvimento de suas atividades, além de um planejamento incessante a fim de enfrentar e superar as dificuldades impostas. Medidas intersetoriais foram realizadas de modo a contribuir para o planejamento das ações orçamentárias e financeiras e, especialmente, garantir as atividades pedagógicas do Campus. É nesse contexto que se insere o rol de ações da DAD, apresentadas adiante.

No ano passado, a Diretoria de Administração providenciou a implantação do sistema de catraca com reconhecimento facial com a finalidade de incrementar a segurança e a efetividade do controle de acesso da comunidade acadêmica. “Contratamos uma tecnologia que identifica as pessoas a partir das características do rosto, alternativa que é uma realidade na segurança pública e privada. Em todo o mundo, ela tem se difundido por combinar confiabilidade e rapidez”, comentou a responsável pela pasta, Isabelle Mendes.

A Dad dedicou-se, também, à execução de uma emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil, que viabilizou a aquisição de 30 unidades de televisores e de 56 aparelhos de ar-condicionado para equipar as salas de aulas. Além disso, executou, integralmente, o orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – R$240.600 –, relacionado à distribuição das merendas.

Durante o ano, a Diretoria de Administração também adquiriu divisórias com acústica para o setor de Psicologia. A medida permitirá a reorganização do espaço físico do setor, que passará de duas para quatro salas, dobrando a possibilidade de atendimento em concomitância. Sem contar que o tratamento acústico das novas divisórias possibilita maior sigilo aos atendimentos. Foi feito, ainda, o processo de aquisição de material odontológico e médico de modo a garantir a manutenção das atividades do Centro Médico.

Por fim, a Dad providenciou a troca do sistema de filtragem da piscina do Campus. Houve a substituição dos filtros e das bombas, que, juntos, são responsáveis por, aproximadamente, 80% do tratamento da água de uma piscina.