Inscrições para Processo de Ingresso são prorrogadas até dia 11

Campus Recife oferta 1200 vagas para cursos presenciais na seleção

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou as inscrições para o Processo de Ingresso 2023.1. O prazo que terminaria nesta terça-feira (1º/11) foi estendido até o dia 11 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.br.

Todas as etapas do processo estão sendo realizadas pela Internet e a seleção de novos estudantes se dará por meio da análise de desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou ainda da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido. Não é cobrada taxa para se inscrever.

Cronograma – Além do acréscimo de mais 10 dias para inscrições, também houve alteração nas datas das outras etapas do processo de ingresso. A divulgação das instruções para os procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena será no dia 14 de novembro, e a lista preliminar das inscrições será publicada no dia 21.

O prazo para retificação de inscrições vai de 22 a 23. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão visualizar os motivos do indeferimento, retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. A lista final das inscrições será publicada no dia 28.

A lista preliminar de classificação será publicada no dia 29, e os candidatos poderão apresentar recursos no dia 30. A lista de Classificação após recursos será publicada no dia 05 de dezembro, a partir das 17h.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena – O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro desse percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição deferida deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. Os candidatos precisam ficar atentos ao novo prazo de envio do conteúdo  para os procedimentos de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena:  será das 8h do dia 29 novembro até as 17h do dia 7 de dezembro.

A Lista Preliminar da heteroidentificação (direcionada aos candidatos pretos e pardos) e da aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas) será publicada no site ingresso.ifpe.edu.br no dia 13 de dezembro de 2022.

Resultados – A Relação dos Aprovados e a Convocação para a Matrícula serão publicadas somente após a finalização dos procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena, no dia 20 de dezembro. As matrículas obrigatórias acontecem em janeiro de 2023.

Vagas – Do total geral de vagas ofertadas, o Campus Recife oferta 1200 em cursos presenciais, sendo 360 em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem concluiu ou irá concluir este ano o ensino fundamental); 640 em cursos técnicos na modalidade Subsequente (para quem concluiu ou irá concluir este ano o ensino médio); e 200 vagas em cursos superiores. Confira abaixo a lista dos cursos ofertados no Campus Recife:

Cursos Integrados – 40 vagas cada
Segurança do Trabalho (manhã) | Química (manhã) | Edificações (manhã)| Saneamento (tarde) |Mecânica (manhã) | Eletrotécnica (manhã e tarde) |Eletrônica (manhã e tarde)
Cursos Subsequentes – 40 vagas cada
Edificações (manhã, tarde e noite) | Eletrônica (noite) |Eletrotécnica (manhã e noite) | Mecânica (noite) |Química (tarde e noite) |Refrigeração e Climatização (tarde e noite) |Saneamento (manhã e noite) |Segurança do trabalho (tarde e noite) |Telecomunicações (tarde)
Cursos superiores – 40 vagas cada
Tecnologia em Gestão Ambiental (noite) |Tecnologia em Gestão de Turismo (manhã e noite) | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã) | Licenciatura em Geografia (noite).

Guia rápido de inscrições –  O IFPE lançou um guia rápido com as principais informações sobre as inscrições do Processo de Ingresso 2023.1 para seleção de novos alunos. O material, disponível no site ingresso.ifpe.edu.br, apresenta orientações aos candidatos sobre o acesso ao site, sobre o preenchimento dos dados pessoais e o envio de documentação.

Canal Tira-Dúvidas – Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. No Campus Recife também está sendo realizado atendimento presencial de Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h ou através do fone: (81) 2125-1652.

NOVO CRONOGRAMA

• Inscrições: até as 17h do dia 11/11/2022
  • Divulgação das instruções para o procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena: 14/11/2022
  • Lista preliminar de Inscrições: 24/11/2022