Início do conteúdo

Cerimônia de abertura da SCNT celebra a Ciência, diversidade e a emancipação do sujeito

Ocasião deu a largada para 19ª edição, que tem como tema “Ciência e Cultura em Pernambuco: uma outra independência”


O convite oficial ao desfrute da programação recheada da 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do IFPE Recife aconteceu nesta tarde de terça-feira (25/10), durante a abertura do evento no auditório por representantes da Instituição. Falas inspiradas evidenciaram o objetivo principal da SNCT, que é o de popularizar a Ciência por meio da disseminação da produção científica e cultural junto à sociedade e de troca com a comunidade, na perspectiva de contribuir para emancipação do sujeito. O evento gratuito e aberto ao público, que contou com lançamento regado à música, será realizado até esta quinta-feira (27/10), com atividades nos três turnos.

A abertura da Semana contou com a presença do reitor do Instituto, professor José Carlos de Sá, o diretor-geral do Campus Recife, professor Marivaldo Rosas, a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sofia Brandão, o responsável pela Extensão do IFPE Recife, Hilson Vilar, o diretor de Ensino da Instituição, Ulisses Costa, e o professor Dimas Veras, que está à frente da organização do evento. Participou ainda da mesa o professor Evandro Costa, representante de uma das novidades desta edição – o Festival da Diversidade –, que a SNCT abriga nesta quarta (26) e quinta (27). Ele evocou poetas de peso como Drummond , o amazonense Thiago de Mello, além de Mário Quintana, para enaltecer a vida, o amor, a diversidade, a arte e a esperança. “Com o Festival, vamos celebrar a diversidade por meio da inventividade artística. A arte educa, liberta, inventa mundos”, enfatizou.

O evento como oportunidade de prestigiar a colheita de todo trabalho desenvolvido no âmbito do Campus Recife foi assim considerado pelo professor Hilson. “A SNCT serve de vitrine de trabalhos científicos, também artísticos da Instituição, inclusive iniciativas premiadas”. A Semana, como ressaltou a diretora Sofia, tem como fio condutor a SNCT nacional, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e conta com a referência e parceria de anos, a nível estadual, do Espaço Ciência, que, nesta edição do evento do campus, montou caravana, instalada na quadra poliesportiva.

O momento foi marcado ainda pela apresentação musical do grupo Forteto, com os professores do campus Marco César, bandolinista referência no instrumento hoje, e Fernanda Celi, de Filosofia, que emprestou sua voz em tarde inspirada. Na sequência, o auditório foi palco da conferência de abertura “Bicentenário do Brasil: uma outra independência”, conduzida pela professora Patrícia Valim (UFBA) e Iran Xukuru, mediados pelos professores do IFPE Maciel Carneiro e Marcos Valença.

SNCT do IFPE Recife | 25 a 27 de outubro – Programação aqui | Site do evento
Festival da Diversidade | 26 e 27 de outubro – Programação aqui

Fim do conteúdo