Neste Dia Nacional de Luta da PcD, conheça projeto com solução tecnológica em prol da acessibilidade

Equipe do Projeto Sigabem ficou em 2º lugar no IoT Student Contest com dispositivo que auxilia PcD a embarcar em transporte público

Esta quarta-feira (21/09) marca a largada da comemoração festiva pelos 113 anos do IFPE Recife. A data, contudo, é simbólica, especialmente, por assinalar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD). Como instituição de ensino voltada ao desenvolvimento e transformação da sociedade a partir da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Campus Recife celebra conquista, em competição de alto nível na área de Internet das Coisas, por grupo de pesquisa dedicado a propor soluções em favor da acessibilidade. A equipe do Projeto Sigabem Apoio ao Embarque, formada por professores e estudantes dos campi Recife e Caruaru, ficou em segundo lugar no concurso IoT Student Contest 2022, pela apresentação de recurso tecnológico que auxilia a PcD a embarcar em transporte público.

O IoT Student Contest refere-se a uma disputa realizada pelo Cesar, Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), Smart Modular Technologies, ST Microelectronics, IEEE CASS-RS, que oferece oportunidade a estudantes de Graduação e Ensino Técnico para o desenvolvimento de soluções inovadoras em reforço ao segmento de Internet das Coisas no País. Atraiu a atenção dos avaliadores o dispositivo, trabalhado pelo grupo, que recebe a solicitação de apoio para embarque de pessoa com deficiência, feita por ela quando em uma parada de ônibus, e a encaminha para a central do Consórcio de Transporte Metropolitano da RMR (CTM). Após processar o pedido, a central direciona a demanda para o veículo da linha informada pelo usuário PcD, quando, então, o motorista fica ciente da necessidade de assessorar o processo de embarque da pessoa com deficiência em uma estação específica. É através da adoção da tecnologia LoRaWAN, relativa ao envio de baixa quantidade de dados a longo alcance, que ocorre a comunicação do dispositivo com a central. Dinâmica, portanto, capaz de tornar o processo de acessar o transporte público mais eficiente.

O Sigabem – Apoio ao embarque, coordenado pela professora Ioná Rameh, é derivado de projeto iniciado em 2019, aprovado em edital Facepe. Atualmente, o trabalho bem colocado na competição conta com financiamento de bolsas de edital Setec/MEC. Com o bom desempenho da equipe na disputa, o grupo vai continuar dedicado ao aperfeiçoamento do protótipo utilizando a tecnologia LoRaWan, contando com o apoio técnico das empresas que patrocinaram o concurso, além da parceria do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM).

Para a professora Ioná, a desenvoltura dos estudantes no IoT Student Contest é bastante significativa em termos de Pesquisa no âmbito do Ensino Técnico. “A conquista representa nossa capacidade de engajar estudantes, inseri-los em competições de alto nível e desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais”, avalia. A docente acredita que o projeto renderá ainda outros bons resultados. Os próximos passos da empreitada incluem o desenvolvimento de aplicativo para viabilizar o pedido de apoio ao embarque pelo usuário.

O Sigabem – Apoio ao Embarque está proporcionando diversas oficinas (Gestão de projetos, Visão Computacional, Robótica Arduino, Prototipagem com Raspberry Pi, Empreendedorismo e Inovação, Aprendizado de Máquina, Desenvolvimento de Aplicativos e Projeto de Inovação Tecnológica) para os estudantes bolsistas e voluntários do projeto. “Esperamos ainda reproduzir, em duas escolas públicas, algumas atividades práticas como forma de divulgação das tecnologias que usamos no desenvolvimento do protótipo”, adianta Ioná.