CHMD participa da 16ª Primavera dos Museus

Roda de conversa e visitas guiadas ao Centro estão entre as atividades que serão promovidas e que farão parte também do aniversário do campus

Dando continuidade ao trabalho de preservação da memória institucional e divulgação da história do IFPE, o Centro de História, Memória e Documentação do IFPE Campus Recife (CHMD) vai integrar a programação do evento Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que vai acontecer entre os dias 19 e 25 de setembro, mobilizando instituições de memória, museus, espaços e centros culturais de todo o país na elaboração de programação com atividades socioculturais.

Este ano, o Primavera dos Museus traz como tema: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, com a proposta de destacar o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil e as constantes lutas pela escuta, respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional.

O CHMD irá participar promovendo duas atividades, que também irão compor a programação do aniversário de 113 anos do IFPE campus Recife. A primeira é a roda de conversa “A história do IFPE Campus Recife através do acervo do CHMD”, que será realizada no dia 21 de setembro, das 15h às 16h30, na Biblioteca Joseph Mesel do campus. O encontro contará com a com a participação de Solange Lopes (coordenadora do CHMD), Lêda Correia (pesquisadora do CHMD), Pedro Martins (professor aposentado) e Sávio Gomes (egresso), com mediação de Marcela Tertuliano (coordenadora da Biblioteca). A atividade é aberta à comunidade interna e externa, respeitando a capacidade de 60 pessoas sentadas.

A segunda atividade é a realização de visitas mediadas ao Centro entre os dias 21 e 23 deste mês com intuito de promover apresentação do acervo e das ações de preservação do patrimônio histórico-educativo. A ação do dia 21, no horário entre 9h e 11h, terá como público-alvo os servidores aposentados que comparecerem às festividades do aniversário do campus. O roteiro da visita será composto por exposição fotográfica, acervo do CHMD e exibição de vídeo.

Já nos demais dias (22 e 23), das 9h às 17h, o CHMD irá receber servidores e estudantes em geral. O roteiro abordará a história do Centro, visitação ao espaço, trabalho com os conceitos de Memória e Patrimônio e apresentação do 1º Livro de Matrículas da instituição (1910), quando ainda se chamava Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco.

Os organizadores do evento orientam que, individualmente, não será preciso fazer agendamento. Entretanto, professores/as que desejarem levar suas turmas, precisarão fazer agendamento prévio através do e-mail: chmd@recife.ifpe.edu.br, informando horário, turma/período e quantitativo de estudantes.