NEGED

O NEGED é um núcleo interdisciplinar que tem a finalidade de promover, planejar e executar ações referentes Marca Neged.png às temáticas de gênero e diversidade, proporcionando a formação de uma consciência crítica acerca das relações de gênero.

No Campus Recife, o NEGED integra os Núcleos de Políticas Inclusivas da Divisão de Extensão (DIEX). Como ações desse núcleo podemos citar: grupo de estudos, palestras, Comissão de Combate ao Assédio Sexual no campus, formação de servidores, parcerias com movimentos sociais, ONG’s.

neged@recife.ifpe.edu.br

Equipe

Karla Daniele de Souza Araújo (coordenadora), Juliana Gomes das Oliveiras (secretária), Daniela Torres Barros, João Paulo de França Ferrão Alves, Evandro da Fonseca Costa, Virgínia Célia Passos de Freitas, Joelma Letícia Cruz de Lima, Thayse Carolina Ferreira Paraíso, Adiliane Valeria Batista Francelino da Silva, Mariá de Holanda Lins Ferreira de Lima (estudante) e Elina Kelly Amorim Silva (estudante).

Documentos

Regulamento dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED), regulamentados pela Resolução 65/2021 – CONSUP/IFPE

Guia de inclusão das pessoas LGBTQIAPN+

Comissão de Combate ao Assédio do Campus Recife

Em dezembro de 2021, foi criada a Comissão de Combate ao Assédio Sexual no IFPE Campus Recife. Em consonância com a Convenção 190 (OIT, 2019) para eliminação da violência e assédio no mundo do trabalho, essa comissão surgiu com o objetivo de trazer à tona esse debate, criar estratégias de prevenção, de cuidado e de incentivo às denúncias para o enfrentamento ao assédio sexual e às violências de gênero.

O grupo é composto por profissionais de diversas áreas, para que possa contemplar um olhar interdisciplinar diante da complexidade da temática. A equipe é formada por membros do  Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade (NEGED); profissionais de Psicologia; de Serviço Social; de Enfermagem e da Assessoria de Comunicação (ASCOM), tendo apoio de estagiários e bolsistas de projetos de extensão.

A comissão não tem a função da apurar casos, ela existe para construir estratégias de prevenção e de apoio de situações de violência e assédio sexual no IFPE Recife.

neged@recife.ifpe.edu.br

Documentos/Campanhas

Campanha contra o assédio no Campus Recife

Denúncias

Para denunciar casos de assédio na instituição, entre em contato com a Ouvidoria para registrar a denúncia através do Canal FalaBR e procure apoio no setor de Serviço Social e de Psicologia do Campus Recife, em caso da vítima ser estudante; ou no SIASS, caso a vítima seja servidora/servidor.

Saiba mais
Para saber mais sobre assédio moral e sexual no trabalho, a Comissão de Combate ao Assédio do Campus Recife faz as seguintes indicações de conteúdo para servidores/as:
>> Formação realizada pelo IFSC sobre assédio moral e sexual nos IF´s: <https://www.youtube.com/watch?v=dlF37z4rZEs>.
>> Curso à distância ofertado pela plataforma Saberes do Senado Federal: <https://saberes.senado.leg.br/course/index.php?categoryid=260

Última atualização em 07/06/2024