Período de isenção de disciplinas acontece de 08 a 12 de novembro

Estudantes devem encaminhar documentos via e-mail para os Departamentos Acadêmicos ou SRES

Conforme descrito no Calendário Acadêmico para 2021.2, o Campus Recife inicia o período de solicitação de aproveitamento de estudos equivalentes a partir do dia 08 de novembro. O prazo segue até o dia 12 de novembro e é destinado a estudantes que desejam requerer a isenção de disciplinas que já foram cursadas. Para realizar o aproveitamento, é preciso que os discentes interessados encaminhem a documentação necessária e formulário de solicitação através do e-mail institucional para os respectivos Departamentos Acadêmicos ou Registro Escolar (SRES) de seus cursos. O modelo de e-mail para envio das solicitações está disponível para ser acessado aqui.

Entre os documentos necessários está o formulário de requerimento estudantil, disponível aqui. O arquivo deve ser preenchido adequadamente com o nome completo do discente, número de matrícula e os nomes das disciplinas. Após esse passo, basta realizar o download do arquivo. O estudante solicitante também necessita obter as ementas das disciplinas e os históricos escolares (tanto o do IFPE quanto o da outra instituição). Esses documentos precisarão ser enviados junto com o formulário preenchido. No caso do Campus Recife, é possível encontrar as ementas ao acessar o “Plano de Curso” da formação do discente através da página disponível aqui. Já o histórico escolar relativo ao Instituto, é possível obtê-lo on-line a partir do sistema Q-Acadêmico.

Importante destacar ainda que, para cada componente curricular (disciplina) cuja isenção venha a ser solicitada, deve ser enviado um e-mail e um requerimento diferente. Após reunir toda a documentação, o estudante precisará encaminhá-la para o Registro Escolar (SRES) ou departamento do seu curso. Para identificar o respectivo departamento/SRES vinculado a cada curso ofertado no Campus, é só acessar a lista disponível aqui. Feito o envio através do e-mail Institucional do estudante, aqueles que atenderem devidamente às instruções terão suas solicitações encaminhadas às suas respectivas Coordenações de Curso, que realizarão o controle e darão encaminhamento ao procedimento.

O período de 08 a 12 de novembro também corresponde a solicitação de cancelamento de componente curricular para discentes a partir do segundo período. O processo também acontece via e-mail institucional e preenchimento do formulário de requerimento, que deve ser enviado aos departamentos acadêmicos.

Solicitação de aproveitamento de estudos equivalentes
Período: entre 08 e 12 de novembro
Formulário de requerimento | Disponível aqui