Sistema de geração de energia solar fotovoltaica é inaugurado no Centro de Pesquisa

Iniciativa é fruto da parceria entre o campus e a Celpe para promover o Programa de Eficiência Energética na instituição

O IFPE Campus Recife realizou, na manhã desta quarta-feira (18), a inauguração do sistema de geração de energia Inauguração placas solares Campus Recife (5).JPG solar fotovoltaica no Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade. A iniciativa é fruto da parceria entre o campus e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), firmada através de termo de cooperação técnica para promover na instituição o Programa de Eficiência Energética, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

A solenidade foi realizada nas dependências do Centro de Pesquisa, onde ficará sediada a sala de controle do sistema e foram instaladas as placas solares. Participaram da cerimônia, gestores e servidores do Campus Recife, da Reitoria e do grupo Neoenergia, do qual a Celpe faz parte.

Inauguração placas solares Campus Recife (6).JPGO diretor-geral do campus, Marivaldo Rosas, abriu o evento agradecendo a todos os profissionais envolvidos no projeto e dando as boas-vindas aos representantes parceiros. Em sua fala, ele traçou toda trajetória de implantação da iniciativa que marca o desenvolvimento de ações conjuntas e exitosas entre o IFPE Recife e a Companhia Energética de Pernambuco, podendo beneficiar não só o social, com a formação de muitos estudantes, mas também o ambiental, ao contribuir com a preservação do meio-ambiente. “Essa parceria é sempre muito bem-vinda para todos nós”, avaliou o diretor.

Para o diretor de Educação a Distância do IFPE, José Bento, que representou o reitor José Carlos de Sá na solenidade, oInauguração placas solares Campus Recife (8).JPG importante é ampliar ainda mais a visão de sustentabilidade da produção desse tipo de energia. “A gente tem essa iniciativa no Campus Garanhuns e no Campus Pesqueira e agora aqui no Recife. A tendência é que outros campi nossos possam não só se tornar autônomos nessa produção de energia mas colaborar ainda mais com a Celpe nessa política de sustentabilidade”, destacou Bento.

Gideão Oliveira, técnico do campus responsável pela instalação do projeto, explicou que o sistema instalado ainda não é capaz de garantir a autossuficiência energética de todo o campus, mas deve gerar cerca de 5 mil kWh/mês, o que daria para manter o consumo de energia aproximado de dez residências. “A gente ainda tem a potencialidade de expansão colocando energia solar em todo o campus”, vislumbrou o técnico de laboratório.

Inauguração placas solares Campus Recife (1).JPG“Temos muitas parcerias com o Instituto. O IFPE é sempre uma referência para nós, é muita gente que podemos beneficiar, pois impactamos não só a instituição mas toda a sociedade, através dos alunos que o IF forma”, afirmou o engenheiro Gabriel Lopes, integrante da área de Eficiência Energética da Celpe, que participou do evento juntamente com a analista de relacionamento da Companhia, Luciana Pinho.

A partir da inauguração das placas solares, a perspectiva do campus é a oferta de um curso de Extensão em projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos, com previsão para iniciar a partir do retorno das aulas presenciais.

Números do Sistema de geração de energia solar fotovoltaica | IFPE Recifeenergia solar 3.jpg

• Sistema Solar Fotovoltaico de 35,7 kWp
  • 140 módulos fotovoltaicos (placas)
  • 12 inversores fotovoltaicos de 3kW de potência