CHMD realiza campanha para resgatar memórias do IFPE

Objetos relacionados à centenária história da instituição farão parte do acervo

Em comemoração ao primeiro ano de fundação do Centro de História, Memória e Documentação (CHMD) e aos 111 anos do Campus Recife, foi criada a campanha “Faço parte da história do IFPE”. A ação tem como objetivo receber doações de materiais ligados ao Instituto, como roupas, broches, fotos, vídeos, fitas VHS, troféus, mobílias, louças, arte sacra, instrumentos musicais, entre outros artefatos. A campanha surgiu por meio do grupo de extensão “Projeto Memória IFPE”, em conjunto com professores, bolsistas e voluntários Pibic e Pibex, além da participação de colaboradores da Biblioteca do Campus. Os interessados em participar da ação devem preencher um formulário (acessível aqui) para realizar a doação dos materiais.

Ao preencher o formulário, o Centro mantém contato com os interessados para confirmar a doação. O público contatado pode realizar o agendamento para a entrega dos objetos a serem doados na portaria do Campus Recife. Entretanto, em casos específicos, o CHMD também pode receber a doação via correios ou até mesmo realizar a coleta diretamente na casa dos doadores.

Na intenção de contribuir para a visão do passado e resgate da memória, o Centro pretende manter, proteger e construir uma identidade cada vez mais sólida daquela que é uma das instituições de ensino de maior relevância do país. É o que relata a pesquisadora e membro do CHMD, profa. Solange Lopes. “Buscamos revelar, a partir dos objetos, essas memórias e esse legado construído pelo IFPE ao longo da sua história. A proposta é de resgate, tanto da identidade quanto das afetividades daquelas pessoas que circularam pela escola, em suas variadas formações e localidades”, explica.

Faço parte da história do IFPE
Formulário para doação | Disponível aqui