Estudantes do Campus lançam primeira Empresa Júnior da instituição

Discentes terão oportunidade de ingressar no universo do empreendedorismo

Em meio aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus, algumas atividades acadêmicas necessitaram de reformulações e novas ideias surgiram ao longo desse período. Em meados de maio, sob orientação dos professores Erik Viana e Francisco Granata, estudantes dos Cursos Superiores do Campus Recife deram início à criação da primeira Empresa Júnior (EJ) da instituição. Denominada “Fusão Consultoria Jr.”, a empresa multidisciplinar é composta inicialmente por estudantes dos cursos de Gestão Ambiental, Eng. Civil e Eng. Mecânica. A partir dos projetos desenvolvidos nessas áreas, os discentes podem atuar na prestação de serviços de acordo com o respectivo curso de graduação. Ainda em fase inicial, a Fusão está no processo de cadastro em cartório e para isso, busca investidores interessados em apoiar o projeto. O contato pode ser feito através do perfil do grupo no Instagram (@fusaoconsultoriajr).

Com o intuito de possibilitar aos estudantes novas experiências no mercado empreendedor, o desafio de atuar na EJ gera uma expectativa positiva no grupo. É o que explica a estudante do 2º período de Engenharia Civil e Diretora de Gestão de Pessoas da Fusão, Camila Primo. “A empresa vai ofertar a nós estudantes uma vivência no universo do empreendedorismo e a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. Usaremos o conteúdo aprendido na sala de aula para saber como está o mercado lá fora”, explica. A discente faz planos para as ações do grupo com a EJ em funcionamento. “Esperamos que ela só cresça, pois vai agregar bastante para todos nós que estamos em processo de formação profissional”.

Todo o apoio financeiro arrecadado será destinado à regulamentação da Fusão, que já concluiu alguns trâmites necessários como a assembleia geral e a composição da diretoria. Além da estudante Camila Primo, compõem a gestão da Fusão os discentes Vanessa Ferreira (Presidente), Felipe Martins (Diretor Administrativo/Financeiro), Guilherme Duarte (Diretor de Marketing), Lucas Covello (Diretor de Projetos), Rodrigo Torres (Diretor Comercial), Letícia Andrade (Conselho Administrativo), Ana Caroline Novaes (Conselho Administrativo), Thiago Chalaça (Assessor da Presidência) e Alvaro Saturnino (Analista de Suporte).

Em virtude deste cenário, é de suma importância o auxílio de investidores nessa fase do projeto. “Como se trata da primeira Empresa Júnior do Campus, é imprescindível o incentivo de todos. Após a criação, os estudantes que passarem pelo processo seletivo vão ter a oportunidade de desenvolver as práticas aprendidas na sua formação e a possibilidade de fomentar o espírito empreendedor”, revela o estudante do 3º período de Engenharia Civil do Campus e Diretor de Marketing da Fusão, Guilherme Duarte. Ao concluir o relato, o discente afirma que “o objetivo é que após a jornada de empresário júnior, o estudante permaneça com idealizações de negócios durante a sua carreira”.