Grupo teatral do Campus Recife, Arte em Movimento brilha em festival e traz oito prêmios para o IFPE

Turma, que disputou na categoria Infantojuvenil com peça “Retratos de Amor”, no Festival de Teatro de Limoeiro, recebeu ainda outras 3 indicações

Desenvolvido no âmbito do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE Recife, o grupo de teatro Arte em Movimento conquistou oito prêmios no Festival de Teatro de Limoeiro (Festel), inclusive os de “Melhor espetáculo” e “Melhor direção”, pela apresentação da peça “Retratos de Amor”, no início de novembro. A turma, que disputou na categoria Infantojuvenil, recebeu ainda outras três indicações.

Desde a sua estreia, durante a 10ª Mostra de Extensão do IFPE Recife, em 2022, a peça “Retratos de Amor” encanta as plateias. Neste ano, o espetáculo foi encenado pela primeira vez fora do campus, no Teatro Barreto Júnior, marcando o encerramento da 11ª Mostra de Extensão, pelo qual foi aclamado. Agora, o elenco e a equipe de direção e técnica brilham no interior pernambucano. “Nós do Arte em Movimento ficamos muito felizes com a oportunidade de levar o espetáculo para um festival tão importante e pelo reconhecimento do nosso trabalho”, apontou o grupo. “A caminhada e conquistas do grupo comprovam a força da nossa Extensão”, destaca o diretor de Políticas Institucionais e Extensão do campus Recife, Hilson Vilar.

O evento – Promovido pela Companhia de Eventos Lionarte, o Festival de Teatro de Limoeiro representa importante ferramenta de fomento e difusão do teatro na região do Agreste de Pernambuco, revelando novos talentos para o cenário cultural estadual e nacional há 20 anos. Neste ano, a programação aconteceu entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro, com apresentações gratuitas e abertas à comunidade, realizadas em diferentes espaços culturais. Foram 14 espetáculos, 02 apresentações culturais e 01 seminário. A mostra competitiva contou com duas categorias: Teatro Adulto e Teatro Infantojuvenil.

Prêmios recebidos pelo Grupo Arte em Movimento (GAM) no 20º Festival de Teatro de Limoeiro:

• Melhor espetáculo infantojuvenil
    (Prêmio dado à construção coletiva do GAM)
  • Melhor direção de espetáculo infantojuvenil
    (Jãvi Lima, arte-educador do NAC)
  • Melhor Iluminação de espetáculo infantojuvenil
    (Tales Pimenta, membro externo ao IFPE)
  • Melhor cenário de espetáculo infantojuvenil
    (Prêmio dado à construção coletiva do GAM)
  • Melhor ator no espetáculo infantojuvenil
    (Pedro Lemos, estudante do curso Segurança do Trabalho)
  • Melhor atriz no espetáculo infantojuvenil