Malungo Lab presta assessoria a quilombo em prol do turismo de base comunitária

Projeto colabora com comunidades quilombolas e agências de turismo em trabalhos de marketing digital e inovação

O Malungo Lab: laboratório de humanidades digitais e inovação social do IFPE levou, no final de novembro, um ônibus com 44 pessoas da comunidade IFPE (servidores/as, estudantes, egressos) para participar do 2º Festival da Consciência Negra e do lançamento da Rota Turística de Base Comunitária do Quilombo Engenho Siqueira, no próprio quilombo, localizado em Rio Formoso, Litoral Sul do Estado.

O evento realizado pela Associação da Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira teve apoio do Instituto. Durante a abertura, o coordenador do Malungo Lab, professor Dimas Veras, do campus, falou sobre a alegria de fazer parte dessa história de afirmação étnico-racial, combate ao racismo, governança e desenvolvimento sustentável através de projetos desenvolvidos pelo Malungo Lab desde 2021.

Atualmente, o Malungo Lab assessora, além do Siqueira, o Quilombo Castainho, em Garanhuns, e agências de turismo em trabalhos de marketing digital, inovação turística (turismo de base comunitária, turismo afro, turismo ambiental) história e cultura afro-brasileira.

O laboratório assessora comunidades tradicionais e pequenos empreendedores em trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação que promovam a economia criativa, a geração de renda, a valorização e o empoderamento sociocultural através do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e outros saberes.

Com apoio do IFPE, Facepe, Fundaj, Sebrae e agências de turismo do Grupo Unielo, o trabalho do Malungo Lab demonstra que o sistema sinérgico formado por empresas, instituições públicas e empreendedores populares pode e tem ampliado a competitividade turística dos agentes desse setor e de empreendedores populares. Para isso, conta com ferramentas da comunicação digital, tecnologia em Turismo, história e cultura afro-brasileira, além de equipe cheia de criatividade e paixão.