Início do conteúdo

Trabalho sobre Programa Tutoria de Pares do IFPE Recife é premiado em congresso nacional

Equipe destacou no evento também atuação multiprofissional em ações de Assistência Estudantil


O trabalho intitulado “Programa Tutoria de Pares: desafios e perspectivas para uma educação inclusiva”, de autoria das técnicas em Assuntos Educacionais Marcela Heráclio e Fernanda Girão e da psicóloga Vanessa Santos, que participam da Comissão Local do Programa Tutoria de Pares no IFPE Recife, coordenada pelo NAPNE, recebeu menção honrosa ao ser apresentado no 3º Congresso Nacional Cuidar da Vida no Ambiente Acadêmico. O encontro aconteceu na UNIVASF-Petrolina, em meados de novembro.

No texto, as servidoras relatam os desafios e os resultados obtidos no processo de execução da primeira edição do Programa no campus durante o semestre letivo de 2023.1, que contemplou 24 estudantes, entre tutores e tutorados (discentes com deficiência). O manuscrito, que destaca o potencial do Programa para a consolidação de uma educação inclusiva, foi premiado com uma menção honrosa no congresso, que reuniu profissionais das áreas de Saúde, Psicologia e Educação de todo o País, com o objetivo de discutir, numa perspectiva transdisciplinar, aspectos relacionados à saúde mental e ao bem estar das pessoas no contexto acadêmico.

O Programa Tutoria de Pares tem como objetivo fornecer um suporte acadêmico-social a estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com previsão de pagamento de bolsa à pessoa tutora com recursos da Assistência Estudantil.

De acordo com Marcela, “a premiação recebida pelo Tutoria de Pares reflete o compromisso que o Campus Recife e toda a comunidade acadêmica envolvida no programa (comissão local, estudantes tutores e tutorados) tem com a permanência exitosa dos estudantes com deficiência e neurodiversos na Instituição. Cada vez mais, a inclusão é uma realidade no campus e em todo IFPE, gerando orgulho e satisfação”.

O diretor de Assistência ao Estudante do Campus Recife, professor Ateniense Alves, destaca que o “Tutoria de Pares é um programa que veio para ficar na História do IFPE, contribuindo para a aprendizagem de todos os atores envolvidos: tutor, tutorado e docentes”.

As servidoras Fernanda e Marcela também apresentaram, no congresso, o trabalho intitulado “O papel articulador da Equipe Multiprofissional nas ações de Assistência Estudantil”, no qual discutem o potencial de um olhar intersetorial e interprofissional na condução das ações da assistência à pessoa estudante. Conforme Girão, “a participação no evento representou excelente oportunidade de formação continuada para a qualificação dos processos da assistência estudantil, pois contou com especialistas nacionais e internacionais e com uma programação ampla, contemplando palestras e oficinas que abordaram temas como prevenção e gestão de conflitos, atividade docente no contexto do ensino remoto, metodologias ativas e adoecimento e sofrimento no cotidiano acadêmico, tópicos diretamente relacionados aos desafios que as instituições de educação têm enfrentado após o retorno à presencialidade”.

 

Fim do conteúdo