O Curso
A Licenciatura em Geografia começou as atividades no segundo semestre de 2011, é o primeiro curso de formação docente do campus, desafiando paradigmas em uma instituição com longa história na educação técnica e estabelecendo novos paralelos de aprendizagens pautados na formação de profissionais críticos e reflexivos. São ofertadas 40 vagas anuais, porém, com o intuito de preencher vagas decorrentes da evasão, foram realizados dois processos de ingresso extravestibular voltados para graduados em outros cursos superiores.
No âmbito do Ensino, tem sido uma preocupação recorrente a articulação das aulas teóricas em sala com aula de campo, contemplando, sempre que possível, roteiros que permitam a vivência prática de conteúdos abordados nos respectivos componentes curriculares envolvidos. Além disso, na maior parte dos casos, as aulas de campo envolvem mais de um componente curricular, inclusive de distintos eixos da formação, como forma de base na paisagem estabelecer as inter-relações para uma visão integradora da realidade, sob a ótica da Geografia acadêmica e sua
transposição para a Geografia escolar.
Para além da preocupação com as atividades no âmbito do Ensino, desde a criação do curso, tem havido a preocupação de inserção dos estudantes nos programas institucionais. Nesse sentido, já no primeiro período de funcionamento foram aprovados planos de atividades no âmbito da Pesquisa ligados ao Programa de Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA); e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Atualmente, o curso também tem inserção no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX). No âmbito do Ensino, a Licenciatura insere-se no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Monitoria.