Cinefilô promove roda de debate virtual

Ação acontece no dia 29 de julho e abordará perspectivas inseridas nos filmes pernambucanos

O projeto de extensão “Cinefilô 2020: Evocações Pernambucanas” promove, no dia 29 de julho, uma roda de debate acerca dos filmes de curta metragem “O menino que morava no som” e “Um vencedor”. O evento traz o tema “O desafio da acessibilidade e da inclusão no ambiente escolar: um olhar a partir do prisma da ética da alteridade e da pedagogia da hospitalidade”. O projeto já realizou diversos encontros no Campus Recife pautados por temas de impacto social, porém, devido ao cenário atual de pandemia do novo coronavírus, os debates do Cinefilô irão acontecer de forma virtual, através da plataforma RNP/ MEC. O evento será aberto ao público e acontece das 15h às 17h. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever por meio do formulário (disponível aqui), até o dia 26 de julho.

Os dois filmes a serem debatidos no evento estão disponíveis no formulário de inscrição. Com isso, é necessário que os interessados em participar da atividade assistam anteriormente aos curtas. Os inscritos para o evento receberão no e-mail informado, o link para participar da roda de debate. A entrega do certificado de participação também será enviado através do e-mail inserido no formulário.

Para este evento, a coordenação do projeto contará com a presença do diretor Filipe Soares e dos produtores Priscila Botelho e Philipe Michael Silva, responsáveis pelo filme “O menino que morava no som”. Já do curta “Um vencedor”, o protagonista José Carlos Amaral “Carlão” estará presente. O setor do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) do Campus Recife será representado pela pedagoga Irty Kaline e pelo intérprete de libras Carlos Eduardo de Oliveira. O professor do Campus, Dawson Monteiro também se fará presente no debate. Para realizar a mediação do evento, o responsável será o docente do Campus, Evandro Fonseca Costa. Dentre os citados, também compõe a roda, a coordenadora do projeto, Fernanda Celi, e os bolsistas do Cinefilô Jéssica Nascimento e Ronaldo Campelo.

Para Fernanda Celi, o evento vai possibilitar aos participantes diversas perspectivas de mundo, por meio do cinema pernambucano e da realidade inserida nos contextos dos filmes. “Pretendemos difundir o cinema pernambucano e democratizar o acesso ao conhecimento e às grandes questões provocadas por ele, bem como promover um espaço de diálogo interdisciplinar, que possa articular temáticas acadêmicas com a vida social, cultural e política, ampliando espaços de comunicação e reflexão junto à comunidade interna e externa do IFPE”, explica a coordenadora.

Cinefilô 2020: Evocações Pernambucanas
Inscrição | Disponível aqui