Estudantes do curso de Mecânica do IFPE Recife participam de seletivas internacionais de Astronomia

Participantes foram selecionados entre os 150 mil estudantes de ensino médio que realizaram a OBA

Os estudantes Franklin Costa e Kauã Silva, do curso de Mecânica Industrial do IFPE Recife, estão na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, para participar das atividades que determinarão quais estudantes do ensino médio serão os representantes do Brasil em olimpíadas internacionais de Astronomia.

Acompanhados e orientados pelo professor Guilherme Pereira, coordenador do Núcleo de Astronomia e Física do campus, os discentes estão realizando provas teóricas e experimentais de Astronomia e Astrofísica, que irão selecionar cinco estudantes tanto para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) quanto para as Olimpíadas Latino-Americanas de Astronomia (OLAA).

No Brasil, a seleção das equipes da IOAA e OLAA são feitas a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que objetiva despertar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre o público jovem. Franklin e Kauã foram selecionados entre os 150 mil estudantes de ensino médio que realizaram a OBA em 2023. Depois de terem realizado três provas on-line com 28 mil participantes, estão entre os 157 concorrentes às vagas internacionais presentes no Rio de Janeiro.

Os dois discentes se unem às atividades científicas de Astrofísica do IFPE, que acumula quatro medalhas internacionais de Astronomia (2 mundiais em 2013 e 2018, além de 2 Latino-Americanas, em 2012 e 2013).

A comunidade do Instituto fica orgulhosa e na torcida pelo desempenho dos estudantes na seletiva científica, capaz de evidenciar os talentos de Pernambuco na área.

Mais informações, acessar site da OBA.